Encontrados 33 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: r...

Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da

Esta comunicação procura compreender a forma como uma professora do 1.º ciclo conduz os alunos na realização de uma tarefa de organização e tratamento de dados e a reflexão que realiza. Trata-se de um trabalho no âmbito de um estudo que segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os resultados mostram que, na exploração da tarefa, a prática de ensino da pr...


Flexible calculation: key ideas from students' solutions

Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Evolution of students' mathematical procedures to solve division tasks

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Selecting and adapting mathematical tasks that foster number sense development:...

Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência...

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Este artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cálculo usados por alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propósito a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no â...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sent...

Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

A primeira autora deste texto desenvolveu um projeto colaborativo de desenvolvimento curricular com dois professores do 1º Ciclo e realizou um estudo focado na caracterização das práticas destes professores. Neste texto analisam-se as práticas de um dos professores, Manuel, na seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. A metodologia do estudo, de natureza qualit...

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Comunicação apresentada em 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea, 8-15 July 2012

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de mu...

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relat...


A multiplicação: Construir oportunidades para a sua aprendizagem

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia


As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação

Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana

Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3.º ano, particularizando para uma das sequências. Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de ...


33 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia