Detalhes do Documento

Estudo sobre a utilização das ferramentas do ambiente Sakai numa instituição de...

Autor(es): Alves, Paulo cv logo 1 ; Miranda, Luísa cv logo 2 ; Morais, Carlos cv logo 3 ; Alves, Evandro cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/8763

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): E-learning; Ambientes colaborativos de aprendizagem; Sakai


Descrição
Resumo— Este estudo teve como principais objectivos apreciar a valorização que os alunos e os professores do ensino superior atribuem às ferramentas Agenda, Avisos, Recursos, Trabalhos, Testes, Cacifo, Mensagens, Fóruns e Pesquisa do ambiente colaborativo Sakai e verificar se os conhecimentos informáticos dos utilizadores têm influência na valorização das referidas ferramentas. Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um inquérito por uma amostra de alunos e uma amostra de professores. As ferramentas mais valorizadas pelos alunos e pelos professores, no apoio às unidades curriculares, foram os Recursos e os Avisos. A maioria dos alunos e dos professores classifica os seus conhecimentos como conhecimentos intermédios. De um modo geral, os conhecimentos informáticos dos utilizadores não têm influência na valorização das ferramentas do ambiente colaborativo Sakai. Abstract— This study had the goal to analyze the value that higher education students and teachers assign to Schedule, Announcements, Resources, Assignments, Tests, Drop Box, Messages, Forums and Search of Sakai collaborative learning environment and to verify if there is any relation between the value assigned to each tool and the experience that the user has with computers. The data set were obtained from responses to a survey by a sample of students and teachers. The most valued tool for students and teachers for course support were Resources and Announcements. Most students and teachers classify their experience with computers as intermediate. In general, the experience with computers has no influence on the valuation of the Sakai collaborative environment tools.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia