O objectivo da presente investigação consiste em identificar os factores explicativos que levam os contribuintes, do sector de fabricação de mobiliário metálico para outros fins, a declararem prejuízos fiscais ou lucro tributável nulo e contribuir, no seio da administração tributária, para o aperfeiçoamento dos instrumentos de selecção visando potenciar a eficácia das acções de inspecção. Utilizamos uma amostra...
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as suas utilizações têm particular importância na vida das pessoas quando se adaptam aos seus interesses e de um modo particular aos seus estilos de aprendizagem. Entre as competências que os estudantes do ensino superior do século XXI devem dominar importa incluir o conhecimento do modo como aprendem. A capacidade de conhecer a sua maneira preferida de aprende...
Com este artigo apreciou-se a importância atribuída à utilização de recursos educativos digitais, bem como a frequência de utilização desses recursos a partir de dados obtidos por questionário, numa amostra de estudantes do ensino superior. Aprofundou-se o conceito de recurso educativo digital e apresentaram-se os resultados da avaliação da importância dos recursos educativos digitais no apoio à aprendizagem de...
A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada con...
Compreender as matrizes conceptuais dos enfermeiros no cuidar da pessoa em situação crítica está na génese desta pesquisa. Descrever as essências das vivências individuais e estabelecer padrões comuns entre as maneiras individuais de cuidar contribui para a compreensão da intencionalidade dos cuidados à pessoa em situação crítica. É nosso propósito com este estudo analisar as orientações dos enfermeiros sobre o...
1. O Acórdão nº 353/2012 do Tribunal Constitucional português como uma sentença aditiva de revisão constitucional; 2. Introdução conceptual e tipológica às mutações informais da Constituição; 3. Introdução à mutação constitucional no ordenamento português; 3.1. A relevância relativa das mutações geradas por condutas dos órgãos do poder político: apreciação crítica à tese da transfiguração constitucional; 3.2. O...
Os principais atores dos cenários pedagógicos são os professores e os alunos. O desenvolvimento de modelos pedagógicos deve ter em conta estes atores, o contexto de ensino e aprendizagem e os meios disponíveis. Assim, desenvolveu-se um estudo com uma amostra de professores e de alunos do ensino superior que teve como principais objetivos: compreender a perceção do uso das TIC nas unidades curriculares, bem como...
Publicado em "Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugar : atas..." ; O estudo desenvolveu-se com professores do ensino superior, tendo como principais objetivos avaliar a importância que os professores do ensino superior atribuem aos recursos digitais no âmbito das suas unidades curriculares e a influência dos conhecimentos informáticos e do tempo de serviço docente nessa avaliação. O estu...
Publicado em "Sistemas e tecnologias de informação : atas da 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação", vol.1 ; Os ambientes virtuais de aprendizagem têm vindo a ganhar força em todos os níveis de ensino e de uma forma particular no Ensino Superior. Com este artigo procura-se identificar a valorização que uma amostra de professores do ensino superior fez relativamente: à utilização das te...
O estudo desenvolveu-se com professores do ensino superior, tendo como principais objetivos avaliar a importância que os professores do ensino superior atribuem aos recursos digitais no âmbito das suas unidades curriculares e a influência dos conhecimentos informáticos e do tempo de serviço docente nessa avaliação. O estudo seguiu o paradigma de investigação quantitativa. Os dados foram obtidos por questionário...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |