Encontrados 68 documentos, a visualizar página 1 de 7

Ordenado por Data

Estilos de aprendizagem e utilização de recursos digitais no ambiente colaborat...

Alves, Paulo; Miranda, Luísa; Morais, Carlos

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as suas utilizações têm particular importância na vida das pessoas quando se adaptam aos seus interesses e de um modo particular aos seus estilos de aprendizagem. Entre as competências que os estudantes do ensino superior do século XXI devem dominar importa incluir o conhecimento do modo como aprendem. A capacidade de conhecer a sua maneira preferida de aprende...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Recursos educativos digitais no apoio à aprendizagem de estudantes do ensino su...

Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo

Com este artigo apreciou-se a importância atribuída à utilização de recursos educativos digitais, bem como a frequência de utilização desses recursos a partir de dados obtidos por questionário, numa amostra de estudantes do ensino superior. Aprofundou-se o conceito de recurso educativo digital e apresentaram-se os resultados da avaliação da importância dos recursos educativos digitais no apoio à aprendizagem de...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico

Morais, Carlos; Miranda, Luísa

A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada con...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Modelos pedagógicos e utilização das TIC no ensino superior

Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo; Barros, Daniela Melaré Vieira

Os principais atores dos cenários pedagógicos são os professores e os alunos. O desenvolvimento de modelos pedagógicos deve ter em conta estes atores, o contexto de ensino e aprendizagem e os meios disponíveis. Assim, desenvolveu-se um estudo com uma amostra de professores e de alunos do ensino superior que teve como principais objetivos: compreender a perceção do uso das TIC nas unidades curriculares, bem como...


Ambientes de aprendizagem e recursos digitais : valorização por professores do ...

Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo; Melaré, Daniela

Publicado em "Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugar : atas..." ; O estudo desenvolveu-se com professores do ensino superior, tendo como principais objetivos avaliar a importância que os professores do ensino superior atribuem aos recursos digitais no âmbito das suas unidades curriculares e a influência dos conhecimentos informáticos e do tempo de serviço docente nessa avaliação. O estu...


Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino su...

Morais, Carlos; Alves, Paulo; Miranda, Luísa

Publicado em "Sistemas e tecnologias de informação : atas da 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação", vol.1 ; Os ambientes virtuais de aprendizagem têm vindo a ganhar força em todos os níveis de ensino e de uma forma particular no Ensino Superior. Com este artigo procura-se identificar a valorização que uma amostra de professores do ensino superior fez relativamente: à utilização das te...


Ambientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do e...

Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo; Melaré, Daniela

O estudo desenvolveu-se com professores do ensino superior, tendo como principais objetivos avaliar a importância que os professores do ensino superior atribuem aos recursos digitais no âmbito das suas unidades curriculares e a influência dos conhecimentos informáticos e do tempo de serviço docente nessa avaliação. O estudo seguiu o paradigma de investigação quantitativa. Os dados foram obtidos por questionário...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino su...

Morais, Carlos; Alves, Paulo; Miranda, Luísa

Os ambientes virtuais de aprendizagem têm vindo a ganhar força em todos os níveis de ensino e de uma forma particular no Ensino Superior. Com este artigo procura-se identificar a valorização que uma amostra de professores do ensino superior fez relativamente: à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas suas unidades curriculares, às características dos recursos digitais associados ao ambi...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Entornos de aprendizaje en la era digital

Morais, Carlos; Miranda, Luísa

El papel de la educación ha sido fundamental para la comprensión del mundo en el que vivimos y para su evolución. Esta evolución siempre está muy relacionada con las características de las personas, con las ideas que logran desarrollar y con los proyectos que logran implementar en cada época y en cada contexto. Según Figueiredo (2005), un contexto de aprendizaje es un conjunto de circunstancias que son releva...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Estudo sobre a utilização das ferramentas do ambiente Sakai numa instituição de...

Alves, Paulo; Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Alves, Evandro

Resumo— Este estudo teve como principais objectivos apreciar a valorização que os alunos e os professores do ensino superior atribuem às ferramentas Agenda, Avisos, Recursos, Trabalhos, Testes, Cacifo, Mensagens, Fóruns e Pesquisa do ambiente colaborativo Sakai e verificar se os conhecimentos informáticos dos utilizadores têm influência na valorização das referidas ferramentas. Os dados foram obtidos a partir d...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

68 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia