Document details

Impacto do marketing e orientação para o mercado na performance económico-finan...

Author(s): Correia, Ricardo Jorge cv logo 1 ; Teixeira, Mário Sérgio cv logo 2 ; Rebelo, João cv logo 3

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7802

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Pequenas e médias empresas; Orientação para o mercado; Desempenho económico e financeiro; Regressão linear múltipla


Description
A temática do grau de orientação para o mercado (OM) do meio empresarial tem suscitado grande interesse, ocupando lugar de destaque ao nível da investigação em marketing. Este artigo pretende contribuir para o tema, incluindo os resultados de uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de OM como factores condicionantes da performance económico-financeira de uma amostra de 87 micro e pequenas e médias empresas localizadas em áreas rurais e pouco desenvolvidas. Na análise dos resultados do inquérito aplicado, verificou-se que, ao nível da OM, a recolha de informação de mercado afecta positivamente alguns indicadores de performance e que a divulgação interna dessa informação tem um efeito contrário. Por outro lado, o desempenho económico-financeiro é superior em condições de maior turbulência de mercado e há uma relação negativa entre a intensidade competitiva e a rotação do activo das empresas.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU