Esta comunicação questiona o papel das diferentes instituições de crédito portuguesas no desenvolvimento económico e social do país através da análise da sua conduta quanto à inclusão financeira, criação de emprego, responsabilidade social e envolvimento com a comunidade; e a eventual mudança comportamental em resposta à crise. Os resultados mostram um desempenho superior dos bancos que adotam “a visão stakehol...
In recent years the importance of corporate governance (CG) has rising new attention, as the 2008 financial crisis illustrates. Co-operative members, staff, regulators and others stakeholders involved in the co-operative banking business became aware of the need to strengthen co-operatives governance, since this is crucial to safeguarding sound management and, ultimately, to the survival and sustainability of t...
Esta comunicação questiona o papel das diferentes instituições de crédito portuguesas no desenvolvimento económico e social do país através da análise da sua conduta quanto à inclusão financeira, criação de emprego, responsabilidade social e envolvimento com a comunidade; e a eventual mudança comportamental em resposta à crise. Os resultados mostram um desempenho superior dos bancos que adotam “a visão stakehol...
O acesso ao crédito agrícola tem particular relevância no presente contexto do país, especialmente, dada a elevada dependência nacional de produtos alimentares importados e a atual crise da dívida soberana. Pela sua natureza e abordagem de negócio, as cooperativas de crédito agrícola (Caixas Agrícolas) são uma força poderosa para a recuperação económica nacional, funcionando como fator de estabilização do secto...
O acesso ao crédito agrícola tem particular relevância no presente contexto do país, especialmente, dada a elevada dependência nacional de produtos alimentares importados e a atual crise da dívida soberana. Pela sua natureza e abordagem de negócio, as cooperativas de crédito agrícola (Caixas Agrícolas) são uma força poderosa para a recuperação económica nacional, funcionando como fator de estabilização do secto...
This paper includes results on marketing, market orientation degree and environmental variables, such as competitive intensity and market turbulence, that can influence economic and financial performance of micro and small companies. The results indicate that: (a) marketing is seen by these companies as secondary, deserving minor practical actions that can be considered strategic, (b) at market orientation leve...
Tese de mestrado integrado. Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Major Automação). Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2010
A temática do grau de orientação para o mercado (OM) do meio empresarial tem suscitado grande interesse, ocupando lugar de destaque ao nível da investigação em marketing. Este artigo pretende contribuir para o tema, incluindo os resultados de uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de OM como factores condicionantes da performance económico-financeira de ...
The market orientation (MO) degree has been studied for scientific and academic community, occupying actually a prominent place at the marketing research field. In a stakeholder’s value creation perspective and in highly competitive environments, the development of a customer and market-oriented culture may represent the frontier to the companies’ survival, specially micro and medium enterprises (SMEs). This pa...
In recent years the importance of corporate governance has rising new attention as the 2008 financial crisis illustrates. As other enterprises, cooperatives are subject to pressure for greater efficiency and change in corporate governance. “It is important for cooperatives to consider corporate governance within the framework of their cooperative origins … building up an effective system of internal control” (P...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |