Este estudo investiga os inter-relacionamentos entre a ligação à comunidade, o envolvimento na comunidade, a gestão do poder público (GPP), os benefícios e custos percebidos do turismo e o apoio ao desenvolvimento turístico sustentável (DTS). Foi adoptada uma metodologia quantitativa sendo a recolha de dados feita através de um questionário aplicado pessoalmente a uma amostra de 300 residentes da cidade histór...
A associação de marcas (ou Co-branding) ocorre quando duas ou mais marcas existentes são combinadas num mesmo produto, onde cada uma delas espera que o nome da outra fortaleça a preferência pela marca ou tenha como resultado a obtenção de um novo nicho de mercado. Cooperar para competir, nomeadamente através do Cobranding, é uma estratégia de uso generalizado nos dias de hoje, pelo que importa avaliar a sua uti...
This paper includes results on marketing, market orientation degree and environmental variables, such as competitive intensity and market turbulence, that can influence economic and financial performance of micro and small companies. The results indicate that: (a) marketing is seen by these companies as secondary, deserving minor practical actions that can be considered strategic, (b) at market orientation leve...
Este estudo analisa a atividade do capital de risco em Portugal e, em particular, as percepções dos operadores de capital de risco e das empresas criadas com a sua participação, sobre a natureza desta atividade, através da aplicação por e-mail de um questionário a amostras de cada um destes intervenientes no mercado formal. A comparação entre as percepções que ambas as partes têm das vantagens do capital de ris...
A temática do grau de orientação para o mercado (OM) do meio empresarial tem suscitado grande interesse, ocupando lugar de destaque ao nível da investigação em marketing. Este artigo pretende contribuir para o tema, incluindo os resultados de uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de OM como factores condicionantes da performance económico-financeira de ...
The market orientation (MO) degree has been studied for scientific and academic community, occupying actually a prominent place at the marketing research field. In a stakeholder’s value creation perspective and in highly competitive environments, the development of a customer and market-oriented culture may represent the frontier to the companies’ survival, specially micro and medium enterprises (SMEs). This pa...
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