Detalhes do Documento

Impacto do marketing e orientação para o mercado na performance económico-finan...

Autor(es): Correia, Ricardo Jorge cv logo 1 ; Teixeira, Mário Sérgio cv logo 2 ; Rebelo, João cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7802

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Pequenas e médias empresas; Orientação para o mercado; Desempenho económico e financeiro; Regressão linear múltipla


Descrição
A temática do grau de orientação para o mercado (OM) do meio empresarial tem suscitado grande interesse, ocupando lugar de destaque ao nível da investigação em marketing. Este artigo pretende contribuir para o tema, incluindo os resultados de uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de OM como factores condicionantes da performance económico-financeira de uma amostra de 87 micro e pequenas e médias empresas localizadas em áreas rurais e pouco desenvolvidas. Na análise dos resultados do inquérito aplicado, verificou-se que, ao nível da OM, a recolha de informação de mercado afecta positivamente alguns indicadores de performance e que a divulgação interna dessa informação tem um efeito contrário. Por outro lado, o desempenho económico-financeiro é superior em condições de maior turbulência de mercado e há uma relação negativa entre a intensidade competitiva e a rotação do activo das empresas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia