Author(s):
Antão, Celeste
; Castro, Florêncio Vicente de
; Veiga-Branco, Augusta
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6132
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Saúde; Promoção da saúde; Provérbio; Senso comum
Description
Encontrar provérbios identificadores de atitudes e ou comportamentos de saúde e reflectir sobre o conteúdo das mensagens - do ponto de vista semântico dos provérbios, cientificamente aceites.
Metodologia: Recorreu-se à metodologia qualitativa de cariz fenomenológico. As três grandes categorias como base da árvore categorial foram a Promoção da Saúde, Prevenção Primária e Prevenção Secundária.
Resultados: A análise, relativa aos provérbios seleccionados, demonstrou que embora muitos não tenham qualquer base científica, 126 (43,45%), em maioria são corroborados cientificamente 164 (56,55%) quer por estudos efectuados quer por opinião expressa de personalidades e organizações com credibilidade científica na área. Dos 290 provérbios seleccionados, verificou-se que a grande maioria (250) ou seja 86,2% do total, se inserem no espaço conceptual do que se designa Promoção da Saúde, e apenas um total de 13,8% dizem respeito à Prevenção Primária e Secundária, sendo 22 e 18 provérbios respectivamente. 67 Provérbios, apelam ao auto - responsabilização e 48 deles, fazem referência aos excessos.