O processo de cuidados profissionais a idosos é um processo de interação social e pessoal e configura uma verdadeira ação socioeducativa. O processo de cuidado gerontológico está referenciado por cinco dimensões: conhecimento abstrato e empírico, competências e atitudes; princípios da gerontologia, proximidade e envolvimento com o cliente; empoderamento do profissional e do cliente. Objetivos: estudar as intera...
Parte-se dos quatro domínios do conceito multifatorial de literacia em saúde (Nutbeam, 2007), para estudar a capacitação, colocando a questão: qual o nível do empowerment (Nutbeam, 2007) em contextos de cidadania de adultos e idosos? Estuda-se a capacitação e motivação para intervir e denunciar, considerando a relação entre competências cognitivas e de pensamento crítico para usar informações e serviços (Ickes ...
Não estando definida a fronteira entre o consumo normal e o excessivo, é indiscutível a sua associação entre o álcool e casos de morbil-mortalidade. O consumo de álcool está associado à violência interpessoal, comportamentos de risco e um fator que contribui para comportamento sexual de risco, doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV (who, 2010). A vida académica é mesclada de acontecimentos ...
Para formar um profissional de enfermagem a escola, não se pode abstrair do que ele representa enquanto pessoa, que mensagens lhe foram transmitidas ao longo dos anos e de que forma ele as utiliza para resolver as questões com as quais se confronta diariamente. (Berdore Santos, 1985) Ao tomarmos conhecimento da forma como o estudante vê a profissão, conseguiremos com mais facilidade adequar as nossas acções de ...
Portugal está passar um processo natural de transformação populacional, devido ao envelhecimento demográfico. Este, gera contrastes a nível regional, reflectidos na inversão da pirâmide etária. Neste cenário, os idosos estão mais vulneráveis devido às limitações do próprio processo de envelhecimento, doenças generativas e acesso aos cuidados e serviços de saúde.
Para formar um profissional de enfermagem a escola, não se pode abstrair do que ele representa enquanto pessoa, que mensagens lhe foram transmitidas ao longo dos anos e de que forma ele as utiliza para resolver as questões com as quais se confronta diariamente. Para Brederode S.M. E.(1985) ao tomarmos conhecimento da forma como o estudante vê a profissão, conseguiremos com mais facilidade adequar as nossas acçõ...
Apesar das modificações que se têm verificado na estrutura familiar, esta continua a assumir-se como o local ideal para a prestação de cuidados a um idoso com dependência e/ou incapacidade. Embora a este cuidado se associem algumas repercussões positivas, outras existem que podem ser agravadas por dificuldades com as quais o cuidador se vai deparando à medida que o cuidado se prolonga no tempo.
Não estando definida a fronteira entre o consumo normal e excessivo de álcool, é indiscutível a sua associação com casos de morbimortalidade. O consumo de álcool está associado à violência interpessoal e a comportamentos de risco, constituindo um determinante para o comportamento sexual de risco, infeções sexualmente transmissíveis e infeção pelo HIV (WHO, 2010). A vida académica é mesclada de acontecimentos e ...
A actual ideologia educativa, parece organizar-se mais em torno da noção de disciplinas com conteúdos a transmitir, do que na noção de professor que partilha saberes, aprendidos, reflectidos e construídos nas experiências. Assim, expõe-se um exercício de desocultação da construção da identidade do professor e da organização do seu campo de trabalho, cuja pertinência se assume aqui, expressa através dos Objetivo...
Os estudos de abordagem interaccionista, colocam o homem como ser activo no seu meio, e simultaneamente influenciado por ele (Mead, 1962), pelo que o professor, como sujeito, nunca é “inocente” ou “ausente”, e a sua intervenção tal como a omissão, ou a presença como a ausência de interacção, têm uma representação, uma imagem. Assim, pretende-se conhecer a expressão dos comportamentos relacionais do contexto edu...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |