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Relações afectivas sexuais e distúrbios do comportamento alimentar em contexto ...

Pereira, Filomena; Veiga-Branco, Augusta

A componente afectivo sexual emerge como variável importante para a intimidade emocional e física tanto de homens como mulheres (Ambler, 2012), considerada integrante das relações íntimas (Bethany, 2008), pelo seu carácter promotor de bem-estar físico e emocional (Birgitta, 2004). A obesidade assume-se como uma das pandemias com mais rápido crescimento (Bajo, 2010),e como factor de risco para muitas doenças cr...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Uma nova perspetiva no cuidar: competência emocional (CE) nos fisioterapeutas d...

Afonso, Julieta; Fernandes, António; Veiga-Branco, Augusta

Os cuidados de saúde exigem competência, também nos conceitos do que, atualmente, se considera CE em atividade profissional. Verifica-se a importância de conhecer a componente emocional daqueles que prestam cuidados diretos aos utentes (Vilela, 2006; Agostinho e Arruda, 2010), nomeadamente de como os Fisioterapeutas das Unidades de Internamento da RNCCI vivenciam emoções, reconhecendo de que forma consideram qu...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Empowerment de adultos e idosos em contextos de cidadania.

Veiga-Branco, Augusta; Antão, Celeste; Baptista, Gorete

Parte-se dos quatro domínios do conceito multifatorial de literacia em saúde (Nutbeam, 2007), para estudar a capacitação, colocando a questão: qual o nível do empowerment (Nutbeam, 2007) em contextos de cidadania de adultos e idosos? Estuda-se a capacitação e motivação para intervir e denunciar, considerando a relação entre competências cognitivas e de pensamento crítico para usar informações e serviços (Ickes ...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Nurses in emotional competence: exploratory study on population of continued ca...

Lopes, Tânia; Veiga-Branco, Augusta; Baptista, Gorete

The relevance of this study - the first empirical research (to our knowledge) in Continued Care National Network (RCNN) context - emerge to understand the role of emotions in workplace behaviour (Côté, 2005; Austin, Dore & Donovan, 2008; Liu et al. 2008; Barsade, Ramarajan, Burack, 2008), but here, with terminally ill people and great physical and psychological weakness. Recent scientific literature is exposing...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Competência emocional (CE) nos fisioterapeutas da rede nacional de cuidados con...

Afonso, Julieta; Fernandes, António; Veiga-Branco, Augusta

Os cuidados de saúde revelam a necessidade de se ser competente na área que diz respeito aos conceitos do que, atualmente, se considera CE dentro da atividade profissional. Verifica-se a importância de conhecer a componente emocional daqueles que prestam cuidados diretos aos utentes (Vilela, 2006; Agostinho e Arruda, 2010), nomeadamente de como os Fisioterapeutas das Unidades de Internamento da RNCCI vivenciam ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Do estado (não) educador aos agentes educativos gestores de emoções

Veiga-Branco, Augusta; Ribeiro, Maria Isabel; Antão, Celeste

A actual ideologia educativa, parece organizar-se mais em torno da noção de disciplinas com conteúdos a transmitir, do que na noção de professor que partilha saberes, aprendidos, reflectidos e construídos nas experiências. Assim, expõe-se um exercício de desocultação da construção da identidade do professor e da organização do seu campo de trabalho, cuja pertinência se assume aqui, expressa através dos Objetivo...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A auto-consciência dos comportamentos dos professores – na escola não há inocentes

Veiga-Branco, Augusta; Antão, Celeste; Ribeiro, Maria Isabel

Os estudos de abordagem interaccionista, colocam o homem como ser activo no seu meio, e simultaneamente influenciado por ele (Mead, 1962), pelo que o professor, como sujeito, nunca é “inocente” ou “ausente”, e a sua intervenção tal como a omissão, ou a presença como a ausência de interacção, têm uma representação, uma imagem. Assim, pretende-se conhecer a expressão dos comportamentos relacionais do contexto edu...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Autoperçeção da vida e autoconfiança dos estudantes no envolvimento e realizaçã...

Ribeiro, Maria Isabel; Veiga-Branco, Augusta

Enquadramento: O conceito da satisfação com a vida diz respeito à perceção subjetiva dos estudantes, relativamente à sua própria vida, incluindo os julgamentos cognitivos e reações emocionais frente aos contextos que vivem, bem como, à forma como os experimentam. Já o conceito do otimismo deverá ser entendido como a perceção de uma visão positiva do futuro e autoconfiança na realização dos projetos pessoais e c...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Evaluación de la aceptación de las enfermedades crónicas : una necesidad

Baptista, Gorete; Veiga-Branco, Augusta; Galvão, Ana Maria

En este estudio se analiza la aceptación de la enfermedad, traducido por algún tipo de discapacidad, en las personas con enfermedad crónica. La perspectiva de la aceptación de la enfermedad en nuestro estudio, no es una aceptación resignada, sino una confrontación activa y adaptativa, en la búsqueda de un equilibrio en el entorno vital de los enfermos crónicos, que puede ser un proceso muy largo y difícil. Estu...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Gestão de emoções em grupos. Uma teoria fundamentada nos dados

Veiga-Branco, Augusta

Este estudo acede aos comportamentos e atitudes que identificam a capacidade da Gestão de Emoções em Grupo, como variável da Competência Emocional (CE). Partindo do construto inicial da Inteligência Emocional (Goleman, 1995, 1999), foi desenvolvido um estudo quantitativo e qualitativo em professores. O primeiro, quantitativo, a partir das respostas de uma amostra de 164 professores à “Escala Veiga de Competênci...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

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