Detalhes do Documento

Construindo projectos: vivências no Jardim-de-infância

Autor(es): Mesquita, Cristina cv logo 1 ; Poças, Isabel cv logo 2 ; Borges, Teresa cv logo 3 ; Parra, Lúcia cv logo 4 ; Rocha, Natália cv logo 5 ; Rodrigues, Hermínia cv logo 6 ; Jarimba, Sónia cv logo 7 ; Oliveira, Patrícia cv logo 8 ; Freitas, Patrícia cv logo 9 ; Liquito, Ana cv logo 10 ; Sena, Sara cv logo 11 ; Jecas, Fernanda cv logo 12 ; Calado, Ana cv logo 13 ; Duarte, Laura cv logo 14 ; Machado, Paula cv logo 15

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/5447

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Metodologia de projecto; Aprendizagem significativa; Práticas de participação


Descrição
A presente comunicação tem por objectivo apresentar a vivência por projectos realizada durante um ano lectivo em contexto de Jardim-de-infância. O trabalho foi desenvolvido pelos educadores de infância de cinco salas dum Jardim-de-infância da rede pública, em colaboração com os educadores-estagiários e a professora de prática pedagógica que os acompanhava. Apesar de toda a equipa estar consciente do trabalho que envolvia a metodologia de projecto observam-se algumas necessidades, na estruturação da acção educativa decorrentes da emergência dos projectos. Assim, um dos principais desafios encontrado foi o de encetar diálogo com algumas gramáticas pedagógicas sustentadoras de modos de acção centrados na identificação de problemas, onde a criança fosse um elemento activo, no levantamento das questões de pesquisa, planificação da acção a desenvolver e na avaliação dos percursos efectuados
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia