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Estratégias de gestão baseada em evidências: investigação e prática em serviços...

Autor(es): Ochoa, Paula; Biblioteca Nacional de Portugal cv logo 1 ; Pinto, Leonor Gaspar; Bibliotecas Municipais de Lisboa; Universidad de Alcalá cv logo 2

Data: 2007

Origem: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas


Descrição
Inspirada na Medicina Baseada em Evidências (EBM), o conceito de prática baseada em evidências tem vindo progressivamente a ganhar terreno na literatura da área da Ciência da Informação – a Evidence-based Librariansip (EBL), ou seja, a Biblioteconomia Baseada em Evidências. Este movimento procura melhorar a prática profissional na área da Biblioteconomia / Ciência da Informação pelo recurso a evidências produzidas pela investigação.Esta comunicação tem por objectivo analisar algumas estratégias de gestão baseada em evidências que, aliando investigação e prática, têm vindo a ser aplicadas em serviços de informação, apresentando três perspectivas da investigação sobre o funcionamento da biblioteca e os seus impactes:• nos utilizadores• na qualidade dos serviços• nos stakeholders (partes interessadas) São apresentados casos práticos em bibliotecas portuguesas, abrangendo várias áreas:• Construção de sistemas integrados de avaliação do desempenho• Satisfação dos utilizadores• Políticas de gestão da Qualidade• Políticas de gestão do conhecimento• Benchmarking
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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