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A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação

Autor(es): Inácio, Filomena cv logo 1 ; Bramão, Inês cv logo 2 ; Faísca, Luís cv logo 3 ; Reis, Alexandra cv logo 4

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/4902

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Memória de trabalho visuo-espacial; Desenvolvimento da memória de trabalho; Competências de leitura; Estratégias de dupla codificação


Descrição
Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum modo na utilização de mecanismos de dupla codificação. Comparámos o desempenho de dois grupos de crianças com diferentes competências de leitura, mas equivalentes na idade e em anos de escolaridade, numa prova de memória não verbal. Foram definidas três condições experimentais, manipulando o grau em que os itens a memorizar eram verbalizáveis. Os resultados mostraram que o grupo com melhores competências de leitura apresenta um desempenho superior na condição pictórica mais difícil de verbalizar quando comparado com o grupo com piores competências de leitura. Estes resultados são discutidos à luz do contributo das competências de leitura na facilitação em utilizar estratégias de dupla codificação para codificar a informação visuo-espacial em memória de trabalho.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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