Autor(es):
Nobre, Sandra
; Amado, Nélia
; Ponte, João Pedro da
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/4816
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Pensamento algébrico; Resolução de problemas; Folha de cálculo; Sistemas de equações; Aula de matemática
Descrição
As orientações curriculares atuais enfatizam que o ensino da Matemática deve
decorrer de forma coere
nte, incidir numa Matemática relevante e ser bem articulado
nos diferentes anos de escolaridade. Para a Álgebra, um tema matemático onde a
maioria dos alunos demonstra bastantes dificuldades de aprendizagem, o actual
programa propõe um alargamento do seu e
studo aos três ciclos de ensino, de forma
articulada. É logo a partir dos primeiros anos que deve ser feito um trabalho de
suporte para os ciclos seguintes.
O 9.º ano de escolaridade antecede a transição do ensino básico para o secundário. Os
alunos que p
retendem prosseguir estudos necessitam de um conhecimento mais
profundo de Álgebra, mas a compreensão de conceitos algébricos que requer maior
abstracção torna
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se difícil para a maioria. Muitos alunos não desenvolvem uma
compreensão adequada do simbolismo
algébrico e revelam dificuldade no recurso a
este tipo de representação em diversos contextos. Frequentemente, os alunos ao
usarem métodos formais algébricos, na resolução de equações, operarem com os
símbolos de uma forma mecânica, sem compreenderem o sig
nificado das operações
que realizam. Estas e outras dificuldades na aprendizagem da Álgebra contribuem
para aumentar o desinteresse pela disciplina e diminuir a taxa de sucesso escolar.
O desenvolvimento do pensamento algébrico é uma das grandes finalidade
s no
ensino da Matemática (Ponte et al., 2007). O Programa de Matemática do Ensino
Básico apresenta como propósito principal do ensino da Álgebra:
Desenvolver nos alunos a linguagem e o pensamento algébricos, bem como a
capacidade de interpretar, represent
ar e resolver problemas usando
procedimentos algébricos e de utilizar estes conhecimentos e capacidade exploração e modelação de situações em contextos diversos. (Ponte et al., 2007, p.
55)
A resolução de problemas, recomendada neste programa, é uma ac
tividade que
favorece a realização de experiências informais pelos alunos antes da manipulação
algébrica formal. A folha de cálculo é vista como um excelente meio para estabelecer
relações entre a linguagem algébrica e os métodos gráficos na realização de
tarefas e
na resolução de problemas.
Neste artigo, descrevemos parte de uma experiência de ensino realizada em tópicos
de Álgebra, numa turma do 9.º ano, onde é abordado o estudo dos sistemas de duas
equações do 1.º grau a duas incógnitas. Pretendemos anal
isar de que modo esta
experiência promoveu o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos neste
tópico, em particular, na aprendizagem do método de substituição da resolução de
sistemas.