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Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) em contex...

Autor(es): Gamboa, Vitor cv logo 1 ; Valadas, Sandra Teodósio cv logo 2 ; Paixão, Olímpio cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3033

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve


Descrição
A Escala da Motivação Situacional – SIMS (Guay, Vallerand & Blanchard, 2000), procura avaliar, de acordo com o modelo hierárquico da motivação intrínseca / extrínseca de Vallerand (1997), a motivação experimentada no decurso da realização de uma tarefa específica. Na presente comunicação pretendemos dar conta dos principais resultados do estudo de tradução e adaptação à população portuguesa da SIMS, junto de uma amostra de 312 estudantes do ensino superior. Globalmente, os resultados das análises psicométricas dos itens e das diferentes subescalas (amotivação, regulação externa, regulação identificada e motivação intrínseca) atestam a qualidade psicométrica da SIMS. No que se refere à validade de constructo (CFA), os contributos dos fatores e os índices de qualidade do ajustamento demostraram a necessidade de eliminação de dois itens, o que parece estar de acordo com os resultados encontrados em outros estudos de validação (e.g., Martín-Albo, Núñez & Navarro, 2009). Em síntese, os resultados obtidos parecem suportar a utilização da versão portuguesa da escala SIMS para avaliar a motivação situacional em contexto académico.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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