A Escala da Motivação Situacional – SIMS (Guay, Vallerand & Blanchard, 2000), procura avaliar, de acordo com o modelo hierárquico da motivação intrínseca / extrínseca de Vallerand (1997), a motivação experimentada no decurso da realização de uma tarefa específica. Na presente comunicação pretendemos dar conta dos principais resultados do estudo de tradução e adaptação à população portuguesa da SIMS, junto de um...
The provision of workplace-based experiences (internship/placement) is an important component of the training program of students attending technological and professional courses (VET), in secondary education. Regarding the effect of such experiences in vocational development, research results are not conclusive enough, mostly, if we consider the theoretical expectation that work experiences clearly affects the...
Tese de dout., Psicologia (Psicologia da Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011 ; A aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos Tecnológicos e Profissionais. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional, os resultados da investigação não são muito conclusivos, tendo em ...
Embora exista uma expectativa teórica suficientemente estabelecida, a investigação que considerou a exploração vocacional na qualidade de preditor do desenvolvimento de carreira é ainda bastante limitada (Blustein, 1997) e não tem produzido resultados suficientemente consistentes. Globalmente, os estudos empíricos sugerem que a exploração vocacional tem impacto na identidade vocacional (Robitschek & C...
A exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o ...
Many young people attending secondary education will do an apprenticeship by the end of their training, which will come as a new context of learning. The quality of this new context can have differentiated impacts on student’s lives and on their vocational development. For many students, it can be their first formal and structured contact with the workplace – experiencing a reality that, until then, has always ...
O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho, apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários aspectos. Os estudos empíricos que proc...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |