Detalhes do Documento

Desafios da literacia em leitura pelo PISA e avaliação em Língua Portuguesa no ...

Autor(es): Meireles-Coelho, Carlos cv logo 1 ; Marques, Rita cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9971

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Avaliação em Português; Programa de Português do ensino básico; Literacia; PISA


Descrição
As avaliações internacionais PISA apontam para o desenvolvimento de competências de literacia, aqui entendida como a relação entre o indivíduo, a realidade e os símbolos que representam a realidade. O desafio que se coloca aos alunos não é que reproduzam o currículo, mas que resolvam problemas a partir do que nele aprenderam. À escola cabe desenvolver os mecanismos para ativar o desenvolvimento dessas competências, contrariando a tendência do programa que se baseia em textos literários. Numa experiência piloto pré-experimental, pretendeu-se aferir se a compreensão do texto literário e do texto não literário exigem (ou não) um desenvolvimento diferenciado de competências.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia