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Hipotensão intracraniana espontânea em adolescente com síndrome de Marfan

Cró Braz, Mónica; Marques, Rita; Martins, Cristina; Paulo Monteiro, José

A cefaleia é um sintoma frequente em Pediatria, causado por múltiplas patologias. A hipotensão intracraniana espontânea (HIE) caracteriza-se essencialmente por cefaleia em ortostatismo. Apresenta-se o caso de uma adolescente de 16 anos, com síndrome de Marfan, que recorreu à urgência por cefaleia ortostática, náusea e alterações auditivas. O exame físico, à excepção do fenótipo marfanóide, não revelou alteraçõe...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Uso de ECMO em recém-nascidos com hérnia diafragmática congénita – dois casos d...

Marques, Rita; Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta

Atualmente a utilização de ECMO (oxigenação por membrana extracorporal) constitui a terapêutica de última linha no tratamento da insuficiência respiratória de doentes com hérnia diafragmática congénita. Apresentam-se os casos de dois recém-nascidos com hérnia diafragmática esquerda grave, com hipoxemia e hipertensão pulmonar refratárias às medidas máximas de terapêutica convencional, que necessitaram de suporte...

Data: 2013   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Projectar com a paisagem. A arquitectura da habitação e do lazer no turismo rural.

Marques, Rita Maria Moreira Lima

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura.

Data: 2013   |   Origem: Repositório da UTL

Development of hybrid TiO2/SWCNT photocatalysts

Marques, Rita Ruivo Neves

Tese de mestrado integrado. Engenharia Química. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2009



Projeto Envelhecimento e Violência

Gil, Ana Paula; Santos, Ana João; Nunes, Baltazar; Marques, Rita; Nicolau, Rita; Fernandes, Ana Alexandre; Gomes, Inês; Faria, Paula Lobato

O aumento da violência nas suas diferentes formas tem sido reconhecido por várias organizações internacionais (WHO, ONU, EU) como um dos mais graves problemas de saúde pública no emergir do século XXI, constituindo uma prioridade das suas agendas políticas, nomeadamente no desenvolvimento de investigação (instrumentos de deteção, avaliação e intervenção) que permitam conter o fenómeno, no quadro da vida familia...


Public health policy and legislation instruments and tools: an update review an...

Dias, Carlos Matias; Marques, Rita Fonseca; Ruseva, Maria; Nurse, Jo; Dias, Casimiro

This document reviews the current policy and legislation instruments and tools in place for delivering public health operations in the WHO European Region. It aims to underpin and complement the European Action Plan for Strengthening Public Health Capacities and Services (EAP). It provides initial findings on the wide spectrum of legal and policy frameworks at regional and global levels discovered by mapping th...


Encaminhamento dinâmico em redes ATM

Marques, Rita Baptista

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Área de especialização de Telecomunicações), na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Professor Doutor Raúl Teixeira Oliveira


Sobre a varíola e as práticas da vacinação em Minas Gerais (Brasil) no século XIX

Silveira,Anny Jackeline Torres; Marques,Rita de Cássia

Este artigo analisa o impacto da varíola e da prática da vacinação antivariólica em Minas Gerais durante o período imperial brasileiro (1822-1889). Apesar da presença de órgãos que visavam à organização e à propagação da vacina no país desde o início do século XIX, identifica-se, pela documentação relativa à saúde pública produzida pelas autoridades provinciais, uma série de fatores de natureza administrativa e...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Desafios da literacia em leitura pelo PISA e avaliação em Língua Portuguesa no ...

Meireles-Coelho, Carlos; Marques, Rita

As avaliações internacionais PISA apontam para o desenvolvimento de competências de literacia, aqui entendida como a relação entre o indivíduo, a realidade e os símbolos que representam a realidade. O desafio que se coloca aos alunos não é que reproduzam o currículo, mas que resolvam problemas a partir do que nele aprenderam. À escola cabe desenvolver os mecanismos para ativar o desenvolvimento dessas competênc...


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