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Literacias e competências nos níveis 6, 7 e 8 do QEQ: docência universitária pa...

Meireles-Coelho, Carlos; Neves, Maria de Fátima

O Processo de Bolonha procura associar educação e formação, integrando diretamente no ensino superior a componente de empregabilidade e de preparação para a inclusão na vida ativa. E num mundo em constante e acelerado processo de mudança, a releitura desse mundo e a resolução de novos e mais complexos problemas reforça a necessidade de uma (re)aprendizagem permanente que o ensino superior é chamado a dinamizar ...


Educação e formação na escola nova de Faria de Vasconcellos

Meireles-Coelho, Carlos; Cotovio, Ana; Ferreira, Lúcia

Faria de Vasconcellos (1880-1939), considerado por A. Ferrière como «pioneiro da educação do futuro» (Vasconcellos, 2012: 20), criou em 1912 Uma Escola Nova na Bélgica, que o diretor do Bureau Internacional das Escolas Novas definiu como «uma Escola Nova tipo», que tinha como «programa mínimo: a escola estar situada no campo, o ensino a partir da experiência ser enriquecido pelo trabalho manual, haver um regime...


Curso profissional de animação sociocultural: competências de nível 4 de qualif...

Pereira, Ana; Meireles-Coelho, Carlos

O Curso profissional de animação sociocultural é considerado de nível 3 pela Portaria n.º 1280/2006 de 21 de novembro e de nível 4 pela Portaria n.º 782/2009 de 23 de julho. Pela análise de conteúdo dos planos e programas do curso e por comparação com as competências previstas para o nível 4, pode concluir-se que o curso foi concebido para satisfazer requisitos de nível 4. Estamos a proceder a um estudo de ca...


Cidadania produtiva: Georg Kerschensteiner e o sistema dual alemão

Gomes, Liliana Guimarães; Meireles-Coelho, Carlos

A partir da análise textual e contextual da obra Conceito da escola de trabalho (1912) e da sua influência no sistema dual de educação e formação alemão, procura-se saber qual o sentido de cidadania ativa e trabalho produtivo na «escola de trabalho» de Kerschensteiner e que coincidência (ou não) há entre estes conceitos e os de «mais emprego» e «melhores condições de vida» da Estratégia Europa 2020. Nesta persp...


Que aprendizagem inclusiva e individualizada é possível? O contributo da escola...

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Lúcia

O ensino para todos e para cada um tem sido alternado por interesses pedagógicos ou por vezes meramente financeiros. Políticas educativas conjunturais não têm em consideração o médio nem o longo prazo. Querer que todos atinjam os mesmos objetivos com os mesmos meios tem-se revelado ineficaz, dispendioso e cada vez mais perigosamente excludente. Em 2012 faz 100 anos que Faria de Vasconcelos (1880-1939) abriu a p...


Educação e literacia sexual: representações de professores (estudo de caso)

Meireles-Coelho, Carlos; Duarte, Pedro M. S.

A Lei n.º 60/2009 generalizou a Educação Sexual (ES) nas escolas do ensino básico e secundário. Os modelos de ES caracterizam diferentes posições perante a sexualidade, sejam socioeconómicas, profissionais ou religiosas. Hoje, a ES tem como desafio a promoção de competências, baseadas na responsabilidade e na autonomia, para usar o conhecimento e estimular o desenvolvimento pessoal. A capacidade de aplicar o co...


Escola nova de Faria de Vasconcelos: uma utopia no séc. XX para a educação no s...

Meireles-Coelho, Carlos; Duarte, Madalena Luzia

Faria de Vasconcelos no livro «Une école nouvelle en Belgique» (1915) / «Uma escola nova na Bélgica» (2012) descreveu a experiência pedagógica de uma escola nova considerada modelo (1912-14) dando a oportunidade a Adolphe Ferrière, fundador do Bureau International des Écoles Nouvelles, para, a partir dela, enunciar no prefácio os trinta princípios segundo os quais era possível reconhecer uma «escola nova». Esta...


Desafios da literacia em leitura pelo PISA e avaliação em Língua Portuguesa no ...

Meireles-Coelho, Carlos; Marques, Rita

As avaliações internacionais PISA apontam para o desenvolvimento de competências de literacia, aqui entendida como a relação entre o indivíduo, a realidade e os símbolos que representam a realidade. O desafio que se coloca aos alunos não é que reproduzam o currículo, mas que resolvam problemas a partir do que nele aprenderam. À escola cabe desenvolver os mecanismos para ativar o desenvolvimento dessas competênc...


Contextos e representações dos avós: estudo de caso

Meireles-Coelho, Carlos; Pires, Maria de Fátima

O fenómeno do envelhecimento cresceu exponencialmente nas sociedades de estado providência ou de bem-estar, em que a idade da reforma não acompanhou a subida da esperança de vida e o estreitamento das bases das pirâmides de idades. Verifica-se que a solidariedade social para reformas tão longas carece de sustentabilidade, tornando-se o envelhecimento um fenómeno pertinente e preocupante. Apesar do aumento da lo...


Educação rodoviária: estudo de caso

Rosas, Paula I. P.; Meireles-Coelho, Carlos

A sinistralidade rodoviária transformou-se numa doença social, das principais causas de morte, internamentos, tratamentos prolongados e incapacidades permanentes. Com os programas de segurança rodoviária a sinistralidade rodoviária tem diminuído. Em que medida estes programas incluem a educação rodoviária? Na escolaridade obrigatória é (ou não) abordada a educação rodoviária? O que pensam os professores sobre e...


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