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Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura trad...

Autor(es): Pinheiro, Margarida M. cv logo 1 ; Sarrico, Cláudia S. cv logo 2 ; Santiago, Rui A. cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6642

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino Superior Profissionalizante, Ensino-aprendizagem, PBL. Contabilidade


Descrição
O objetivo geral do presente trabalho é o de procurar contribuir para a discussão teórica sobre a forma como a utilização de metodologias PBL produz implicações ao nível das formas de atuar dos docentes no ensino superior profi ssionalizante. Em termos mais específi cos, procuramos perceber (1) que papéis são os docentes chamados a desempenhar; (2) que estratégias específi cas são suscetíveis de serem modifi cadas nas práticas docentes; (3) até que ponto experiências profissionais fora das IES contribuem para desempenhos dissimilares nas atividades pedagógicas dos docentes; e, fi nalmente, (4) se é razoável a identifi cação de todos os docentes com métodos emergentes de ensino. O presente trabalho desenvolve-se sob a forma de estudo de caso de uma instituição de ensino superior profi ssionalizante que assume como seu objeto a disciplina semestral de Simulação Empresarial ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração Da Universidade e Aveiro (ISCA-UA). O nosso objeto de análise encontra-se circunscrito aos grupos dos alunos e dos docentes envolvidos, considerando-os como elementos centrais na operacionalização e concretização dos sistemas de ensino-aprendizagem. Permitimo-nos concluir que os estudantes, não previamente identifi cados com metodologias que reforcem o seu envolvimento na produção do conhecimento, ainda presumem e esperam respostas pré-formatadas dos docentes GOVCOPP
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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