Encontrados 23 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do e...

O presente trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a forma como a implementação de metodologias ativas e colaborativas associadas às Tecnologias de Comunicação (TC), produzem implicações na construção do conhecimento nas instituições de ensino superior. Especificamente, pretendemos explorar de que forma:(1) ambientes...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

The usage of ICT in colaborative learning processes in higher education

Simões, Dora; ISCA-UA CETAC.MEDIA; Pinheiro, Margarida M.; ISCA-UA CIDTFF

The general goal of this paper is to contribute for the theoretical discussion on how active and collaborative experiences in Information and Communication Technologies (ICT) classrooms play a role on the construction of knowledge in higher education institutions. Based on the pointed outlines, we intend to explore how: (1) collaborative environments that occur from the usage of Information and Communication Te...

Data: 2013   |   Origem: Estudos do ISCA

Collaborative E-learning Methodologies: an Experience of Active Knowledge in I...

Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.

In the present study we highlight a specific environment that makes use of collaborative technological tools, like wikis and forums within an e-learning platform. Both of these approaches convey a lot of responsibility from the teacher to the students and the hoping, as backed up by the literature, is to promote deeper learning and reasoning skills at a higher level. The general ...


Constructing knowledge: an experience of active and collaborative learning in a...

Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.

This paper reports on the impact of the implementation of active and collaborative practices in ICT (information and communication technologies) classrooms. Both of these approaches convey a lot of responsibility from the teacher to the students and the hoping, as backed up by the literature, is to promote deeper learning and reasoning skills at a higher level. The question is: how ...


Collaborative methodologies: an experience of active knowledge in ICT classrooms

Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora

In the present study we highlight a specific environment that makes use of collaborative technological tools, like wikis and forums within an e-learning platform. Both of these approaches convey a lot of responsibility from the teacher to the students and the hoping, as backed up by the literature, is to promote deeper learning and reasoning skills at a higher level. The gener...


Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura trad...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

O objetivo geral do presente trabalho é o de procurar contribuir para a discussão teórica sobre a forma como a utilização de metodologias PBL produz implicações ao nível das formas de atuar dos docentes no ensino superior profi ssionalizante. Em termos mais específi cos, procuramos perceber (1) que papéis são os docentes chamados a desempenhar; (2) que estratégias específi cas são suscetíveis de serem modifi ca...


Competências de auto-desenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilid...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui, A.

Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um e...


Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui Armando Gomes

No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho....


Effects on the Students' Personal Competences of the Usage of PBL Methodologies...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

Trying to ensure that every student who enters the work market bears a set of personal attributions acknowledged as essential, higher education institutions (HEIs) have been being confronted with the need to activate new ways to produce and disclosure knowledge, compatible with the transition form an educational to a work environment. This research analyses the effects on the development of the students’ person...


Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um e...


23 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento



Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia