Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura trad...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

O objetivo geral do presente trabalho é o de procurar contribuir para a discussão teórica sobre a forma como a utilização de metodologias PBL produz implicações ao nível das formas de atuar dos docentes no ensino superior profi ssionalizante. Em termos mais específi cos, procuramos perceber (1) que papéis são os docentes chamados a desempenhar; (2) que estratégias específi cas são suscetíveis de serem modifi ca...


Competências de auto-desenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilid...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui, A.

Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um e...


Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui Armando Gomes

No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho....


Effects on the Students' Personal Competences of the Usage of PBL Methodologies...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

Trying to ensure that every student who enters the work market bears a set of personal attributions acknowledged as essential, higher education institutions (HEIs) have been being confronted with the need to activate new ways to produce and disclosure knowledge, compatible with the transition form an educational to a work environment. This research analyses the effects on the development of the students’ person...


Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um e...


Desenvolvimento de competências sociais no ensino superior profissionalizante p...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui, A.

O presente estudo explora os efeitos das metodologias PBL ao nível das competências sociais dos alunos. As questões de investigações trabalhadas envolveram alunos, docentes, diplomados e empregadores, e pretenderam: (1) saber se os modelos PBL reforçam o desenvolvimento de competências sociais, contribuindo para o desenvolvimento de parcerias de aprendizagem; (2) averiguar se a metodologia melhora as competênci...


Altos e Baixos de um Casamento: PBL e Motivações dos alunos

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

O foco do nosso trabalho centra-se na análise e interpretação das formas como as alterações promovidas pelas metodologias PBL produzem implicações ao nível das motivações dos alunos. O estudo empírico desenvolve-se sob a forma de estudo de caso, que assume como seu objecto a disciplina de Simulação Empresarial ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)....


A Business Simulation Course: a Teaching Strategy for Students’ Learning

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

This article reports on the impact of the implementation of a Business Simulation course in a PBL (problem-based learning) undergraduate Portuguese Accounting programme, designed to enhance graduates’ performance in the labour market. In essence, PBL is an organizational model that promotes the acquisition of knowledge through a staged sequence of contextualized problems of real professional situations that stu...


Re-shaping Learning Processes in Vocational Higher Education: a Study on Profes...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

The main objective of the present work is to analyze and interpret the way changes promoted by PBL methodologies (either as project-based learning or problem-based learning) produce implications for the learning processes in vocational higher education. Path analyses were carried out to evaluate possible changes to the graduates’ profile. The first path analysis investigates if there is any kind of change at th...


O papel da simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no en...

Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.

Resumo indisponível.


11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data






Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia