Detalhes do Documento

Exploração do jogo “Fazenda Feliz” em contexto educativo


Descrição
A utilização de jogos em contexto educativo tem sido alvo de várias investigações e, se forem aplicados considerando os conteúdos e os objetivos, os jogos que recorrem à tecnologia reúnem inúmeras vantagens ao nível da motivação e do interesse dos alunos. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo com recurso ao jogo “Fazenda Feliz”, disponível gratuitamente na Internet, com alunos do 1º CEB do 4º ano de escolaridade, por se considerar uma ferramenta capaz de permitir a exploração de conteúdos da área disciplinar de Estudo do Meio. Posteriormente selecionaram-se os objetivos que se pretendiam explorar especificamente relacionados com a agricultura e a criação de gado, temas integrados no “Bloco 6 - À Descoberta das Inter-relações entre a Naturezae a Sociedade”.Como forma de recolha de dados, recorreu-se à aplicação de um questionário, uma ficha de trabalho e registos num diário de bordo, que posteriormente foram submetidos a análise. A utilização do jogo no contexto educativo descrito motivou os discentes, fazendo com que estivessem visivelmente atentos e empenhados na realização das tarefas. O jogo revelou-se uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de conceitos relacionados com os conteúdos e, apesar de se tratar de uma fazenda virtual, contribuiu para a aprendizagem dos alunos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia