Document details

O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria...

Author(s): José Pinheiro cv logo 1 ; Isabel Cabrita cv logo 2

Date: 2013

Origin: Indagatio Didactica

Subject(s): Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica; raciocínio proporcional; proporcionalidade direta; PFCM-m@c2


Description
A frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento do raciocínio proporcional e da representação gráfica das situações em causa, envolvendo o conceito de função linear. Para a sua avaliação, desenvolveu-se um estudo de caso que envolveu uma turma do 6º ano de escolaridade. A análise qualitativa dos dados recolhidos permitiu concluir que a exploração de um ambiente dinâmico de geometria dinâmica – GeoGebra – pode criar condições para o desenvolvimento de tal compreensão.
Document Type Article
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU