Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A plataforma PmatE e o desenvolvimento de apetências em Matemática

Sónia Pais; Isabel Cabrita; António Batel Anjo

A era da informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vêm colocar novos desafios e oportunidades às instituições de Ensino Superior, nomeadamente, ao nível do processo educativo, que deve ser mais centrado no aluno e nas suas aprendizagens. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso, envolvendo alunos do curso...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

As Webquests como Ferramenta de Trabalho Colaborativo e Autónomo em Matemática ...

Carlota Lemos; Lúcia Pombo; Isabel Cabrita

A sociedade ‘glocal’ da informação, da comunicação e do conhecimento coloca desafios constantes, designadamente, à educação e, em particular, à Matemática, que assume um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade.Paradoxalmente, é uma das áreas que continua votada ao insucesso. Consciente de toda esta problem&aacute...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

GeoGebra em múltiplos contextos educativos – passado, presente e futuro

Isabel Cabrita; Teresa Neto; Ana Breda; José Santos

O GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter em 2002, é, presentemente, um dos mais populares softwares dinâmicos não só de geometria mas noutras áreas damatemática, registando o seu site oficial milhões de visitas todos os anos. Para tal, não é alheio o facto de ser distribuído gratuitamente; ser multiplataforma; estar traduzido em mais de cinqu...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

O GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem significativa das Transforma...

Astrigilda Silveira; Isabel Cabrita

A problemática do insucesso escolar a matemática e as mais-valias que se tem vindo a reconhecer às tecnologias informáticas no contexto educativo levaram a que o Governo de Cabo Verde implementasse o Programa “Mundu Novu”. Procurando tirar partido de tal programa e, ao mesmo tempo, avançar com uma nova abordagem às transformações geométr...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria...

José Pinheiro; Isabel Cabrita

A frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento do raciocínio proporc...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Estudo de uma tomada de água em modelo reduzido

Gonçalves, Joana Isabel Cabrita

O presente estudo tem como objetivo avaliar experimentalmente - no modelo físico do aproveitamento hidroelétrico do Foz Tua (LNEC) - o campo de velocidades do circuito hidráulico na vizinhança da tomada de água e interpretar, com base nos resultados obtidos, as razões da assimetria observada na restituição dos caudais bombados à albufeira. A preparação teórica do estudo experimental envolveu um trabalho de revi...


Tipologia, instalação, funcionamento e manutenção dos diversos tipos de aparelh...

Vieira, Margarida Isabel Cabrita

Os aparelhos de apoio são usados habitualmente na construção de Obras de Arte, para assegurar uma distribuição de cargas uniforme entre os elementos estruturais bem como para garantir compensação de tensões. Desempenham um papel importantíssimo no comportamento estrutural de toda a estrutura, podendo ser responsáveis por danos graves que alteram e põem em causa o correcto funcionamento de pontes rodoviárias e f...


M@T-educar com sucesso: aprendizagens matemáticas em contextos virtuais

Araújo, Isabel; Cabrita, Isabel

Hoje, mais do que nunca e à luz do Processo de Bolonha, é essencial implicar-se, e de forma significativa, inovadora, motivadora e autónoma, o aluno na sua própria aprendizagem. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo para avaliar o contributo de uma exploração prévia à sua abordagem, por alunos de Cálculo Infinitesimal do 1º ano de um Curso de Gestão, de temas de Cálculo Integral por recur...


Percurso dos racionais do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico

Vizinho, Isabel; Cabrita, Isabel

A correta construção de significados relativos ao conceito de números racionais pelos alunos revela-se de fundamental importância para uma sólida construção do conceito de número, para o sucesso no prosseguimento dos estudos e para resolver os problemas do dia-a-dia da vida moderna. Portanto, a inadequada apropriação e aplicação destes conceitos por parte dos alunos revela-se problemática. Na origem da dificuld...


Editorial

Isabel Cabrita

A criatividade, entendida no sentido de se gerar, individual ou coletivamente, um produto único, original, ou a partir do nada, ou por combinação de ideias, conceitos, objetos, … pré existentes, é agora, mais do que nunca, valorada como um dos principais motores do progresso. Também porque, ao mobilizar a sensibilidade aos problemas, a curiosidade,...

Data: 2012   |   Origem: Indagatio Didactica

16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia