Document details

Vivenciar e registar em contexto matemático no jardim-de-infância

Author(s): Dárida Fernandes cv logo 1 ; Ana Cardoso cv logo 2 ; Clara Santos cv logo 3 ; Elsa Leite cv logo 4

Date: 2012

Origin: Indagatio Didactica

Subject(s): educação pela(com) cidadania; respeito; comunicação matemática; leitura e registo tabelar; leitura e registo gráfico;


Description
As orientações curriculares para o jardim-de-infância apelam ao desenvolvimento harmonioso da criança através da comunicação, no respeito por si e pelo outro, numa estreita e equilibrada relação com o ambiente. Com o propósito de melhorar os comportamentos das crianças, que se revelavam algo instáveis e inconstantes, repercutindo-se na proficiência das aprendizagens, definiu-se um projeto de intervenção em que a mobilização de saberes fosse baseada numa perspetiva ampla de educação para a cidadania, com enfoque no desenvolvimento de competências lógico-matemáticas, onde as crianças revelavam também grandes dificuldades. Reconhecendo-se que o domínio da matemática deve ser explorado de forma significativa e integrada, procurou-se estudar a importância da comunicação, com a apropriação de vocabulário novo, no desenvolvimento de saberes e competências relacionadas com o uso de códigos na leitura e registo de dados, em representação tabelar e gráfica. Pela análise reflexiva realizada pela criança sobre o seu comportamento e negociada posteriormente com a educadora, com o outro e com o grupo, procurou-se ainda compreender a importância da envolvente emocional na mobilização de saberes matemáticos. Apresentam-se e analisam-se algumas das experiências estudadas, grande parte delas resultantes dum follow up em desenvolvimento há mais de quatro anos. Este estudo desenvolveu-se durante dois anos apenas numa sala do jardim-de-infância e, devido aos resultados positivos alcançados pelas crianças, quer nos comportamentos, quer nas aprendizagens matemáticas, a direção do Agrupamento alargou o projeto a todas as salas dos dez jardins-de-infância que integram o TEIP2 do Agrupamento das escolas do Cerco do Porto.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU