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Podcasts na licenciatura em biologia aplicada : diversidade na tipologia e duração

Autor(es): Aguiar, Cristina cv logo 1 ; Carvalho, Ana Amélia Amorim cv logo 2 ; Maciel, Romana cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9990

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Podcast; Ensino superior; Licenciatura; Biologia aplicada


Descrição
A facilidade em criar podcasts, aliada às enormes potencialidades que este tipo de tecnologia oferece, têm atraído os profissionais ligados ao ensino para a exploração progressiva desta ferramenta em diferentes contextos pedagógicos e com finalidades diversas. Na Universidade do Minho, decorre um projecto que visa auscultar a receptividade à utilização pedagógica de podcasts no ensino universitário, articulando as suas especificidades e implementação com as diferentes áreas científicas da equipa do projecto. O estudo que se apresente foi conduzido no ano lectivo 2008/ 2009, numa unidade curricular da Licenciatura em Biologia Aplicada – Hereditariedade e Evolução - onde no ano lectivo transacto se tinha tentado implementar alguns podcasts simples. Esse estudo teve essencialmente um carácter exploratório, visando auscultar a aceitação discente a esta tecnologia. No presente trabalho, pretendeu-se explorar diferentes potencialidades dos ficheiros áudio, nomeadamente no que se refere à sua tipologia, duração e objectivos, e simultaneamente avaliar as reacções dos discentes à sua integração no processo de ensino/ aprendizagem. Os alunos revelaram-se receptivos e interessados em continuar a aceder a este tipo de ficheiros, principalmente a podcasts contendo conteúdos, resumos e/ ou orientações para estudo, numa clara preferência por soluções que auxiliem na compreensão dos conteúdos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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