Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Taxonomia de podcasts : da criação à utilização em contexto educativo

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Maciel, Romana

Este artigo apresenta a taxonomia de podcasts desenvolvida no âmbito do projecto "Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em blended-learning". Os estudos, realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres, envolveram 6 docentes e 479 alunos. Os podcasts mais usados são os informativos, que permitem diversas finalidades e foram produzidos pela maior parte dos autores participantes no estu...


Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universid...

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Maciel, Romana

Neste texto apresenta-se uma breve caracterização sobre a utilização de podcasts no ensino superior e descrevem-se os estudos realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres (2007-2009), no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”, bem como as reacções dos alunos e dos professores à implementação...


Taxonomia de Podcasts : da criação à utilização em contexto educativo

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Maciel, Romana

Este artigo apresenta a taxonomia de podcasts desenvolvida no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended- learning”. Os estudos realizados decorreram na Universidade do Minho, ao longo de três semestres, e envolveram 6 docentes, 479 alunos, 13 unidades curriculares de licenciatura e 7 de pós-graduação. A análise dos dados recolhidos fez-se com...


Podcasts na licenciatura em biologia aplicada : diversidade na tipologia e duração

Aguiar, Cristina; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Maciel, Romana

A facilidade em criar podcasts, aliada às enormes potencialidades que este tipo de tecnologia oferece, têm atraído os profissionais ligados ao ensino para a exploração progressiva desta ferramenta em diferentes contextos pedagógicos e com finalidades diversas. Na Universidade do Minho, decorre um projecto que visa auscultar a receptividade à utilização pedagógica de podcasts no en...


Avaliação da usabilidade do portal educativo PlanetaGeo : testes realizados com...

Maciel, Romana; Carvalho, Ana Amélia Amorim

O portal educativo PlanetaGeo foi concebido de acordo com os princípios construtivistas, disponibilizando actividades diversificadas que permitem tirar partido dos recursos da Web 2.0. Terminada a fase de desenvolvimento do portal, a atenção incidiu na avaliação da sua usabilidade com potenciais utilizadores. Neste artigo descrevemos esse estudo, indicando a constituição da amostra, os métodos e técnicas de rec...


A taxonomy of podcasts and its application to higher education

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Maciel, Romana

In this paper we address the uses of podcasts in higher education. We propose a taxonomy of podcasts based on literature review and in our experience as creators and users of podcasts in our courses. We describe the results obtained within a study that is being conducted at University of Minho, in Portugal, focusing on the use of podcasts and their implications for learning in higher education. The project inv...


Podcasts in higher education : students’ and lecturers’ perspectives

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Santos, Henrique Dinis dos; Oliveira, Lia Raquel; Marques, Aldina; Maciel, Romana

This paper reports the use of podcasts in blended-learning at the University of Minho, in Portugal. Six lecturers created their own podcasts with different purposes in order to support their undergraduate and graduate courses and their students’ (n=318) learning. The reported study belongs to a broader project about the impact of podcasts in blended-learning and it reports data from two semesters. Results give ...


7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data



Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia