Este artigo apresenta a taxonomia de podcasts desenvolvida no âmbito do projecto "Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em blended-learning". Os estudos, realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres, envolveram 6 docentes e 479 alunos. Os podcasts mais usados são os informativos, que permitem diversas finalidades e foram produzidos pela maior parte dos autores participantes no estu...
Neste texto apresenta-se uma breve caracterização sobre a utilização de podcasts no ensino superior e descrevem-se os estudos realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres (2007-2009), no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”, bem como as reacções dos alunos e dos professores à implementação...
Este artigo apresenta a taxonomia de podcasts desenvolvida no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended- learning”. Os estudos realizados decorreram na Universidade do Minho, ao longo de três semestres, e envolveram 6 docentes, 479 alunos, 13 unidades curriculares de licenciatura e 7 de pós-graduação. A análise dos dados recolhidos fez-se com...
A facilidade em criar podcasts, aliada às enormes potencialidades que este tipo de tecnologia oferece, têm atraído os profissionais ligados ao ensino para a exploração progressiva desta ferramenta em diferentes contextos pedagógicos e com finalidades diversas. Na Universidade do Minho, decorre um projecto que visa auscultar a receptividade à utilização pedagógica de podcasts no en...
O portal educativo PlanetaGeo foi concebido de acordo com os princípios construtivistas, disponibilizando actividades diversificadas que permitem tirar partido dos recursos da Web 2.0. Terminada a fase de desenvolvimento do portal, a atenção incidiu na avaliação da sua usabilidade com potenciais utilizadores. Neste artigo descrevemos esse estudo, indicando a constituição da amostra, os métodos e técnicas de rec...
In this paper we address the uses of podcasts in higher education. We propose a taxonomy of podcasts based on literature review and in our experience as creators and users of podcasts in our courses. We describe the results obtained within a study that is being conducted at University of Minho, in Portugal, focusing on the use of podcasts and their implications for learning in higher education. The project inv...
This paper reports the use of podcasts in blended-learning at the University of Minho, in Portugal. Six lecturers created their own podcasts with different purposes in order to support their undergraduate and graduate courses and their students’ (n=318) learning. The reported study belongs to a broader project about the impact of podcasts in blended-learning and it reports data from two semesters. Results give ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |