Autor(es):
Fernandes, José António
; Viseu, Floriano
; Martinho, Maria Helena
; Correia, Paulo Ferreira
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9913
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação; Estatística; Combinatória; Probabilidades
Descrição
A investigação em Educação Estatística (incluindo os temas de Probabilidades, Estatística e Combinatória), tendo-se iniciado mais tarde do que a investigação educacional em outros ramos da matemática (e.g., números, álgebra e geometria), actualmente tem-se desenvolvido consideravelmente, consequência da integração das suas temáticas nos planos curriculares do ensino não superior, da criação de comunidades profissionais e científicas especialmente interessadas no ensino da Estatística, de que é exemplo paradigmático a International Association for Statistical Education (IASE), integrada no International Statistical Institute (ISI), e de muitas conferências, entre as quais se destaca a International Conference on Teaching Statistics (ICOTS), encontros e publicações no seu âmbito.
O crescente desenvolvimento da Estatística e da sua presença na sociedade e na vida das pessoas faz prever que também o interesse pela investigação em Educação Estatística aumentará certamente no futuro. A este respeito, por vezes, o século XX é referido como tendo sido o século da Estatística e que o século XXI será o século da Educação Estatística.