Detalhes do Documento

Carreira e desenvolvimento profissional : narrativas de professores do 1º CEB

Autor(es): Herdeiro, Rosalinda cv logo 1 ; Silva, Ana Maria Costa e cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9813

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Identidades; Carreira; Desenvolvimentos profissional


Descrição
Esta comunicação insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de Doutoramento em Educação, que tem como principal objectivo compreender qual o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente e a respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente – nomeadamente na (re)construção das identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Com este estudo longitudinal pretendemos perceber os efeitos dos normativos, anteriormente referidos, na (re)construção dos mundos socioprofissionais de professores do 1º CEB inseridos nos contextos escolares, fundamentalmente no que respeita ao modo de estar/ser na escola e de se desenvolver profissionalmente, com consequências na vontade e na necessidade de investir na carreira e no seu desenvolvimento enquanto professor. Numa primeira fase, os dados foram obtidos através de narrativas biográficas, escritas e orais, realizadas por professores participantes no estudo em curso. Esta comunicação centrar-se-á particularmente na análise destas narrativas e no modo como os professores se reconhecem e manifestam o impacto dos referidos normativos na sua identidade profissional.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia