Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Educational policies and the quality of teaching : perceptions of Portuguese te...

Silva, Ana Maria Costa e; Herdeiro, Rosalinda

The educational and curricular policies of the last two decades reflect attention to the quality of teaching by associating it with educational success, the improvement of student learning and the professional development of teachers. In this article we present some of the results of an investigation carried out with Portuguese teachers from the first cycle of basic education, who had, as their main objective, ...


Identidade(s), carreira e desenvolvimento profissional : um estudo junto de pro...

Herdeiro, Rosalinda

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Desenvolvimento Curricular) ; Os desafios educacionais e políticos do presente século apontam deliberadamente para a qualidade do ensino e dos professores como estratégia de mudança educativa. Esta mudança requer flexibilidade e aprendizagem permanente por parte dos professores, o que levou à elaboração e publicação de legislação específica ...



Education policies and teachers' professional development : the perceptions of ...

Herdeiro, Rosalinda; Silva, Ana Maria Costa e

This paper is part of ongoing research undertaken for a PhD thesis in Education Sciences, specialty of Curriculum Development. The objective is to understand the impact of recent legislation – Teaching Career Statute (TCS) and its respective Evaluation of Teacher Performance (ETP) – with particular emphasis on the (re)construction of the identity, career and professional development of teachers. In this context...


Desenvolvimento profissional docente : contextos e oportunidades de aprendizage...

Herdeiro, Rosalinda; Silva, Ana Maria Costa e

Esta comunicação tem como principal objectivo evidenciar alguns dos impactos do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e respectiva regulamentação da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) na (re)construção da(s) identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Os resultados que evidenciaremos resultam de uma investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, em Portu...


Identidade(s), práticas docentes e sucesso educativo dos alunos : alguns result...

Herdeiro, Rosalinda; Silva, Ana Maria Costa e

Este texto insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação, cujo objectivo é perceber o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente (ECD) e respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente (ADD) – no modo como os professores percepcionam as suas práticas e o seu desenvolvimento profi ssional. Tendo como referência os objectivos des...


Carreira e desenvolvimento profissional : narrativas de professores do 1º CEB

Herdeiro, Rosalinda; Silva, Ana Maria Costa e

Esta comunicação insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de Doutoramento em Educação, que tem como principal objectivo compreender qual o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente e a respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente – nomeadamente na (re)construção das identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Com este estudo lo...


Práticas reflexivas : uma estratégia de desenvolvimento profissional dos docentes

Herdeiro, Rosalinda; Silva, Ana Maria Costa e

No início do presente milénio, a União Europeia, na sequência das orientações da designada “Estratégia de Lisboa”, impulsionou e realçou a discussão do problema da formação e do desenvolvimento profissional - num contexto de política de Aprendizagem ao Longo da Vida – apontando-lhes novos contornos e uma acrescida relevância, essencialmente no mundo educacional, conforme discorre Canário (2007) no seu texto de ...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor



Data







Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia