Descrição
Neste estudo, procurámos conhecer o modo como os professores de duas escolas portuguesas, usam as TIC em contexto educativo bem como as percepções acerca da sua utilização pedagógica. Nesse sentido foram formulados os seguintes objectivos para a investigação (i) Caracterizar a forma como os professores usam as TIC na sua prática profissional; (ii) Conhecer as concepções pedagógicas subjacentes à utilização das TIC em contexto educativo; (iii) Conhecer as principais razões que levam a utilizar (ou não) as TIC; (iv) verificar se e de que forma estes novos
recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. A nível metodológico o estudo é não experimental ou descritivo, de tipo survey. Nele participaram 171 professores. Para efeito da pesquisa empírica, foi concebido e validado um questionário que foi enviado a todos os professores das duas instituições. Os resultados mostram que os professores utilizam bastante o computador e a Internet, contudo quase sempre para preparação da actividade lectiva e como recurso para transmissão de conhecimentos. Em contexto pedagógico, o uso da Internet, limita-se quase exclusivamente à pesquisa de informação. Verifica-se, assim, uma utilização redutora face às efectivas potencialidades destas tecnologias. Este facto está associado à necessidade de uma formação mais específica e contextualizada.