Descrição
Sendo a avaliação um dos elementos do processo de desenvolvimento do currículo que maior complexidade encerra, justificar-se-á uma abordagem aos elementos que, conjugados, contribuirão para uma melhor compreensão das práticas de avaliação dos professores: as condições reais do exercício da profissão, as características da profissão, a descentralização do sistema educativo e o contexto da globalização. Neste âmbito, o presente relatório de investigação pretende dar um contributo para a compreensão da avaliação das aprendizagens dos alunos, na disciplina de Matemática, realizada pelos professores, problematizando-se duas questões ligadas às práticas de avaliação: - uma teórica, a falta de conhecimento ou do conhecimento parcial das práticas efectivas de avaliação das aprendizagens, numa época em que se acentua sobretudo o que se passa nas salas de aula (ignoramo-las mais do que antes, ou conseguimos distingui-las? neste último caso, como as descrevemos?);- a outra mais normativa: no pressuposto de que esta investigação nos ajuda a conhecer melhor estas práticas de avaliação, poderemos dar algum contributo para a conceptualização da actividade avaliativa dos professores de Matemática?