Detalhes do Documento

Introdução [a] "Perspectivas e práticas de avaliação de professores de matemática"

Autor(es): Fernandes, José António cv logo 1 ; Alves, Maria Palmira cv logo 2 ; Machado, Eusébio André da Costa cv logo 3

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9566

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Sendo a avaliação um dos elementos do processo de desenvolvimento do currículo que maior complexidade encerra, justificar-se-á uma abordagem aos elementos que, conjugados, contribuirão para uma melhor compreensão das práticas de avaliação dos professores: as condições reais do exercício da profissão, as características da profissão, a descentralização do sistema educativo e o contexto da globalização. Neste âmbito, o presente relatório de investigação pretende dar um contributo para a compreensão da avaliação das aprendizagens dos alunos, na disciplina de Matemática, realizada pelos professores, problematizando-se duas questões ligadas às práticas de avaliação: - uma teórica, a falta de conhecimento ou do conhecimento parcial das práticas efectivas de avaliação das aprendizagens, numa época em que se acentua sobretudo o que se passa nas salas de aula (ignoramo-las mais do que antes, ou conseguimos distingui-las? neste último caso, como as descrevemos?);- a outra mais normativa: no pressuposto de que esta investigação nos ajuda a conhecer melhor estas práticas de avaliação, poderemos dar algum contributo para a conceptualização da actividade avaliativa dos professores de Matemática?
Tipo de Documento Livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia