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Educação para a saúde : concepções de professores de 16 países europeus, africa...

Autor(es): Carvalho, Graça Simões de cv logo 1 ; Clément, Pierre cv logo 2 ; Berger, Dominique cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8901

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Multiculturalidade; Cidadania; Concepções de professores


Descrição
Os professores desempenham um papel crucial na implementação de práticas de Educação para a Saúde (ES) em meio escolar. Neste âmbito, temos vindo a coordenar um projecto de investigação europeu “Biohead-Citizen” (Carvalho et al., 2004) em que, procuramos analisar as eventuais diferenças nas concepções de professores e futuros professores (P+fP) e 16 países sobre ES. Para tal construímos e validámos um questionário que foi aplicado a 6379 P+fP do ensino primário (P), de Biologia (B) e de Língua nacional (L) dos diferentes países. Demos especial atenção à análise das concepções dos P+fP sobre a ES e às suas perspectivas no âmbito do Modelo Biomédico e da Promoção da Saúde. A análise estatística multivariada permitiu caracterizar os grupos de indivíduos em função do país, da religião e da experiência profissional, tendo o primeiro factor sido aquele que mais distinguiu os P+fP questionados.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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