Author(s):
Bottentuit Junior, João Batista
; Coutinho, Clara Pereira
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8552
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Webquest; Usabilidade; WebExercise; Usability; Internet
Description
Uma WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para utilizar o potencial
educativo da Web, com fundamento na aprendizagem colaborativa e nos processos de
investigação para a construção do saber, que conta hoje com milhares de propostas de
educadores das mais diversas partes do mundo. No entanto, muitas das WebQuests
disponibilizadas online não obedecem a padrões mínimos de qualidade ao nível das
componentes e da usabilidade, ou então mais não são do que simples folhas de
exercícios ou “WebExercises”. Neste artigo foram recenseadas e analisadas 483
WebQuests em língua portuguesa que estavam disponibilizadas online entre Julho e
Outubro de 2007. A avaliação incidiu sobre as componentes e sobre alguns indicadores
associados à usabilidade. Os resultados revelam que, no que concerne a componentes,
as maiores falhas estão na tarefa, nos recursos e na avaliação e, a nível da usabilidade,
a maior falha a assinalar é a ausência do “menu” em muitas dos exemplares analisados.
Verificou-se ainda que apenas 41% eram verdadeiras WebQuests, constituindo as
restantes simples “WebExercises” com atividades rotineiras que não levam o aluno a tirar partido do potencial da Web para a construção do saber. A WebQuest is an extremely simple and rich model to use the educational potential of the
Web, based on collaborative learning and the processes of research for the construction
of knowledge, which account today with thousands of proposals for educators of the most
diverse parts of the world. However, many of WebQuests available online does not
conform to minimum standards of quality at the component level and usability, or there are
not more than sheets of simple exercises or "WebExercises". In this article were listed and
analyzed 483 WebQuests English that were made available online between July and
October 2007. The evaluation focused on the components and on some indicators
associated with usability. The results show that, with regard to the components, are the
greatest failures in the task, in resources and in the evaluation and, in terms of usability,
the largest failure to report is the absence of the "menu" on many of the specimens
examined. It was also found that only 41% were real WebQuests, constituting the
remaining simple "WebExercises" with routine activities that do not lead the student to
take advantage of the potential of the Web for the construction of knowledge.