Document details

Contributos da Internet para a mudança do paradigma pedagógico : uma experiênci...

Author(s): Silva, Bento Duarte da cv logo 1 ; Gomes, Maria João cv logo 2

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8295

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): E-learning; Mudança educativa; Trabalho colaborativo


Description
Neste artigo, os autores defendem que a democratização do ensino e as novas exigências/competências adstritas à Sociedade de Informação reclamam a mudança do paradigma pedagógico, fazendo-o evoluir para metodologias que façam do estudante o elemento activo da aprendizagem, devidamente orientado e enquadrado por um apoio tutorial empenhado e efectivo. Partindo do entendimento de que as Tecnologias de Informação e Comunicação não são apenas meros instrumentos que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo, mas que contribuem fortemente para a estruturação da ecologia cognitiva e organizacional da educação e da escola, os autores descrevem e analisam uma experiência curricular de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICE) no Ensino Superior, mas cujos princípios de concepção e realização podem ser transferíveis para outros níveis de ensino, procurando deste modo contribuir para o debate/reflexão em torno da integração das TIC na escola. Com este objectivo, os autores abordam a concepção e a prática de um modelo de apoio ao desenvolvimento de trabalho colaborativo com recurso à Internet, descrevendo a metodologia de trabalho adoptada e analisando as principais implicações da sua utilização nas práticas escolares.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU