Detalhes do Documento

Contributos da Internet para a mudança do paradigma pedagógico : uma experiênci...

Autor(es): Silva, Bento Duarte da cv logo 1 ; Gomes, Maria João cv logo 2

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8295

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): E-learning; Mudança educativa; Trabalho colaborativo


Descrição
Neste artigo, os autores defendem que a democratização do ensino e as novas exigências/competências adstritas à Sociedade de Informação reclamam a mudança do paradigma pedagógico, fazendo-o evoluir para metodologias que façam do estudante o elemento activo da aprendizagem, devidamente orientado e enquadrado por um apoio tutorial empenhado e efectivo. Partindo do entendimento de que as Tecnologias de Informação e Comunicação não são apenas meros instrumentos que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo, mas que contribuem fortemente para a estruturação da ecologia cognitiva e organizacional da educação e da escola, os autores descrevem e analisam uma experiência curricular de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICE) no Ensino Superior, mas cujos princípios de concepção e realização podem ser transferíveis para outros níveis de ensino, procurando deste modo contribuir para o debate/reflexão em torno da integração das TIC na escola. Com este objectivo, os autores abordam a concepção e a prática de um modelo de apoio ao desenvolvimento de trabalho colaborativo com recurso à Internet, descrevendo a metodologia de trabalho adoptada e analisando as principais implicações da sua utilização nas práticas escolares.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia