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As ferramentas da web 2.0 no apoio à tutoria na formação em e-learning

Autor(es): Bottentuit Junior, João Batista cv logo 1 ; Coutinho, Clara Pereira cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7767

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): e-learning; Tutoria; Web 2.0; Internet; Tutorat


Descrição
Como os ambientes virtuais de aprendizagem nem sempre estão disponíveis tanto no que toca a questão tecnológica bem como a questão do custo, os tutores em cursos de e-learning podem contar com uma série de ferramentas da Web 2.0 para enriquecer as suas práticas pedagógicas e promover actividades como seja: o trabalho cooperativo e colaborativo, o estimulo à escrita, a maior facilidade de armazenamento de dados, a criação de páginas online, a criação de comunidades de pessoas interessadas num determinado assunto, entre muitas outras. A maior vantagem na utilização destas ferramentas é que são gratuitas e permitem que o conhecimento trabalhado e produzido nestes cursos seja aberto a toda a comunidade académica, visto que na maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem o acesso é feito por meio de utilizador e senha. As ferramentas da web 2.0 podem servir como complemento, ou mesmo em substituição já que são de fácil utilização e não necessitam de instalação e manutenção constantes. Pensando nesta problemática desenvolvemos esta comunicação que permitirá que os tutores de cursos na modalidade do e-learning tornem os seus cursos mais ricos e dinâmicos com a utilização de ferramentas da Web 2.0. Começamos assim por introduzir o conceito de tutoria, suas actividades e importância nos cursos de e-learning; apresentamos depois o conceito de web 2.0, seu potencial pedagógico bem como as ferramentas que favorecem o enriquecimento das aulas tanto na modalidade presencial como em formação a distância.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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