Document details

Estudo da construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior : o uso d...

Author(s): Silva, Ana Daniela cv logo 1 ; Taveira, Maria do Céu cv logo 2

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7530

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Grelha de repertório; Ensino Superior; Construção da carreira; Desenvolvimento da carreira


Description
Apresenta-se um estudo de avaliação dos processos de construção e desenvolvimento de carreira de 118 estudantes finalistas da Universidade do Minho (Midade=23,38; DPidade = 4,02), a frequentar, pela primeira vez, o último ano da sua licenciatura, no ano de 2005-2006. Para tal, além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, para avaliar os modos de construção de identidade de carreira (DISI-O; Dellas & Jernigan, 1981) e a técnica da Grelha de Repertório (Kelly, 1955), para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre constructos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e, ainda, percursos de carreira (GRC, Silva et al., 2005). Discutem-se os índices gerais do material obtido com a GRC, exemplificando-se com um caso tipo. Este estudo é parte integrante de uma investigação mais alargada sobre disparidades associadas ao género na construção da carreira no ensino superior.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU