Author(s):
Coutinho, Clara Pereira
; Bottentuit Junior, João Batista
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7351
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Brainstorming; E-learning
Description
A progressiva introdução dos sistemas informáticos no ensino é hoje uma realidade.
As novas tecnologias são utilizados na Escola Profissional do Infante – EPI em
contextos muito diferenciados, com objectivos e formas de exploração distintas. A
situação mais comum é a utilização em contexto de sala de aula, como suporte às
actividades lectivas, uma vez que todas as salas estão equipadas com computador e
projector de vídeo. É comum o recurso a apresentações electrónicas, como suporte às
exposições do professor, ou do acesso em sala de aula a recursos disponíveis na
Internet. Conscientes da importância de promover formas alternativas de ensino a
distância capazes de preparar os estudantes do ensino profissional para a formação
ao longo da vida, os responsáveis da EPI decidiram aferir da receptividade dos
professores e dos alunos da escola à introdução de um sistema de E/B-learning na
escola. Para o efeito recorreu-se, numa fase inicial, à implementação de actividades
de brainstoming, técnica que se adequa na perfeição a uma recolha de dados aberta e
informal para a auscultação de opiniões, atitudes e expectativas dos intervenientes
directos no processo. Nesta comunicação, depois de caracterizada a técnica do
brainstorming, suas modalidades e contextos de utilização, vamos apresentar a forma
como esta técnica foi implementada na nossa investigação bem como a forma como
os dados foram analisados e interpretados.