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Utilização da técnica do brainstorming na introdução de um modelo de e/b-learni...

Autor(es): Coutinho, Clara Pereira cv logo 1 ; Bottentuit Junior, João Batista cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7351

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Brainstorming; E-learning


Descrição
A progressiva introdução dos sistemas informáticos no ensino é hoje uma realidade. As novas tecnologias são utilizados na Escola Profissional do Infante – EPI em contextos muito diferenciados, com objectivos e formas de exploração distintas. A situação mais comum é a utilização em contexto de sala de aula, como suporte às actividades lectivas, uma vez que todas as salas estão equipadas com computador e projector de vídeo. É comum o recurso a apresentações electrónicas, como suporte às exposições do professor, ou do acesso em sala de aula a recursos disponíveis na Internet. Conscientes da importância de promover formas alternativas de ensino a distância capazes de preparar os estudantes do ensino profissional para a formação ao longo da vida, os responsáveis da EPI decidiram aferir da receptividade dos professores e dos alunos da escola à introdução de um sistema de E/B-learning na escola. Para o efeito recorreu-se, numa fase inicial, à implementação de actividades de brainstoming, técnica que se adequa na perfeição a uma recolha de dados aberta e informal para a auscultação de opiniões, atitudes e expectativas dos intervenientes directos no processo. Nesta comunicação, depois de caracterizada a técnica do brainstorming, suas modalidades e contextos de utilização, vamos apresentar a forma como esta técnica foi implementada na nossa investigação bem como a forma como os dados foram analisados e interpretados.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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