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Estudo da eficácia dos pavimentos drenantes na redução do ruído rodoviário para...

Autor(es): Santos, Adriana P. S. cv logo 1 ; Freitas, Elisabete F. cv logo 2 ; Santos, Luís Picado cv logo 3

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7226

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
A experiência portuguesa no domínio da avaliação dos níveis sonoros em diferentes tipos de pavimentos e dos factores que os determinam ainda é insuficiente, face às exigências europeias de qualidade ambiental. Assim, neste artigo estuda-se a eficácia dos pavimentos drenantes na redução do ruído de tráfego, quer na presença, quer na ausência de precipitação. No estudo consideram-se duas secções consecutivas, integradas na A41/IC24, uma com camada de desgaste em betão betuminoso drenante e a outra, com camada de desgaste em betão betuminoso. A avaliação dos níveis sonoros em cada uma das secções foi realizada pelo Método Estatístico de Passagem. Para as condições de ensaio consideradas – tipo de veículo, velocidade de ensaio, superfície seca e molhada – verificou-se que o nível de ruído é inferior na secção com camada drenante com a superfície seca e molhada, embora os benefícios da sua utilização sejam reduzidos quando se trata de veículos pesados.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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