Author(s):
Dias, Manuela
; Chaves, José Henrique
Date: 2001
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/654
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
A utilização da imagem no Programa de Treino da Percepção Visual que criámos e testámos tornou-se muito proveitosa (Dias e Chaves, 2000; Dias e Chaves, 2001), pois o recurso à imagem no treino das competências de Percepção Visual favorece a aquisição de informação e permite um melhor e mais organizado armazenamento da informação (Myers & Hammill, 1990), podendo dizer-se que qualquer captação da imagem pela nossa visão acarreta o desenvolvimento de uma actividade mental, orientada simultaneamente numa dupla direcção (francastel, 1983). O programa de treino criado destina-se a alunos com Dificuldades de Aprendizagem que também beneficiam imenso com o recurso à imagem, afirmando Escarpit (1972) que a criança realiza diversas operações de abstracção na apreensão de imagens figurativas: atribuição de um valor semântico às cores, estabelecimento de relações causa-efeito entre os vários elementos da imagem, compreensão de movimentos de sequência, etc., operações muito importantes para o desenvolvimento da inteligência infantil (cit. Dias, 1999). Também outros autores entendem que a integração da imagem nestes programas é fundamental por favorecer a aquisição de informação assim como a assimilação e a retenção de conhecimentos, reduzindo a carga mnésica no tratamento da informação e permitindo uma melhor organização e armazenamento da informação (Salvia & Ysseldyke, 1991).