Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Avaliação heurística de um sítio Web educativo : o caso do protótipo "Atelier d...

Lencastre, José Alberto; Chaves, José Henrique

Neste texto dá-se conta de uma avaliação heurística de um sítio Web educativo realizado para uma formação pósgraduada da Universidade do Minho, no âmbito da disciplina de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação”. Num mundo onde predominam as novas tecnologias é desejável que as disciplinas possam ser feitas em autoformação através de e-Conteúdos, desde que devidamente acompanhados. No entanto, uma vez que o...


A imagem como linguagem

Lencastre, José Alberto; Chaves, José Henrique

Publicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007" ; O ensino pela imagem é importante na medida em que marca o reconhecimento da imagem já não apenas como um auxiliar que pode servir outras linguagens, mas enquanto linguagem específica, com valor próprio. É objectivo do ensino pela imagem facilit...


A importância dos utilizadores no processo de construção de um sítio Web educativo

Lencastre, José Alberto; Chaves, José Henrique

Publicado em "Livro de actas da Conferência Ibero-Americana InterTIC" ; Este texto é uma reflexão sobre a avaliação da usabilidade de um sítio Web educativo, denominado “Atelier da Imagem”, realizado para o módulo de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação” do curso de Mestrado em Educação na Universidade do Minho. Num primeiro momento, faremos um pequeno itinerário em torno dos vários contributos de difer...


O b-learning como metodologia de aprendizagem : um estudo para a sua utilização...

Lencastre, José Alberto; Chaves, José Henrique

Com a eclosão da Internet, o modelo de ensino presencial actual, existente na disciplina de Tecnologia Educativa, começa a conviver com novas metodologias mais dinâmicas e menos confinadas à sala de aula. Estas surgem do facto de todos os dias aumentar o número de professores e alunos ligados à Internet, o que alarga o espaço de aprendizagem. Para isso acontecer os docentes deverão reformular os materiais das s...


Ensinar pela imagem

Lencastre, José Alberto; Chaves, José Henrique

Este trabalho aborda o papel da imagem no processo de ensino/aprendizagem. Algumas sugestões são apresentadas com o intuito de contribuir para uma melhor exploração das virtualidades da imagem.


A imagem artística como mediadora da aprendizagem

Lencastre, José Alberto; Chaves, José Henrique

O presente trabalho é parte de uma metodologia experimental que visou explorar as virtualidades da imagem artística na análise de conteúdos. Expõe um documento com um conjunto de obras onde se apresenta aos alunos do 3º ciclo o espaço e a sua representação. Assim, foi efectuada uma pesquisa nas páginas da Internet - em bancos de imagens, museus on-line e bibliotecas virtuais - pois esta permite o acesso rápido ...


O estudo de caso na investigação em tecnologia educativa em Portugal

Coutinho, Clara Pereira; Chaves, José Henrique

O estudo de caso tem vindo a ganhar popularidade crescente na investigação nacional em Tecnologia Educativa, como podemos verificar num levantamento alargado de publicações portuguesas neste domínio das Ciências da Educação. Muito embora constitua uma abordagem metodológica que se adapta bem a diversas situações de investigação em Tecnologia Educativa, podendo produzir conhecimento de grande valor e preciosos i...


A imagem no programa de treino da percepção visual

Dias, Manuela; Chaves, José Henrique

A utilização da imagem no Programa de Treino da Percepção Visual que criámos e testámos tornou-se muito proveitosa (Dias e Chaves, 2000; Dias e Chaves, 2001), pois o recurso à imagem no treino das competências de Percepção Visual favorece a aquisição de informação e permite um melhor e mais organizado armazenamento da informação (Myers & Hammill, 1990), podendo dizer-se que qualquer captação da imagem pela noss...



Imagem: um olhar caleidoscópico

Martins, Maria Isabel de Lima; Chaves, José Henrique

Dada a superabundância de imagens que proliferam na sociedade contemporânea, na tecnocultura, a imagem emerge como veículo privilegiado do acto comunicacional, sendo também um dos aspectos mais polémicos da contemporeidade da vida sóciocultural, e tecnológica. Imagens que numa espécie de caleidoscópio confluem tanto no desejo, no sonho e na fantasia, como na construção do conhecimento. Assim, parece pertinente ...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data









Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia