Neste texto dá-se conta de uma avaliação heurística de um sítio Web educativo realizado para uma formação pósgraduada da Universidade do Minho, no âmbito da disciplina de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação”. Num mundo onde predominam as novas tecnologias é desejável que as disciplinas possam ser feitas em autoformação através de e-Conteúdos, desde que devidamente acompanhados. No entanto, uma vez que o...
Publicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007" ; O ensino pela imagem é importante na medida em que marca o reconhecimento da imagem já não apenas como um auxiliar que pode servir outras linguagens, mas enquanto linguagem específica, com valor próprio. É objectivo do ensino pela imagem facilit...
Publicado em "Livro de actas da Conferência Ibero-Americana InterTIC" ; Este texto é uma reflexão sobre a avaliação da usabilidade de um sítio Web educativo, denominado “Atelier da Imagem”, realizado para o módulo de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação” do curso de Mestrado em Educação na Universidade do Minho. Num primeiro momento, faremos um pequeno itinerário em torno dos vários contributos de difer...
Com a eclosão da Internet, o modelo de ensino presencial actual, existente na disciplina de Tecnologia Educativa, começa a conviver com novas metodologias mais dinâmicas e menos confinadas à sala de aula. Estas surgem do facto de todos os dias aumentar o número de professores e alunos ligados à Internet, o que alarga o espaço de aprendizagem. Para isso acontecer os docentes deverão reformular os materiais das s...
Este trabalho aborda o papel da imagem no processo de ensino/aprendizagem. Algumas sugestões são apresentadas com o intuito de contribuir para uma melhor exploração das virtualidades da imagem.
O presente trabalho é parte de uma metodologia experimental que visou explorar as virtualidades da imagem artística na análise de conteúdos. Expõe um documento com um conjunto de obras onde se apresenta aos alunos do 3º ciclo o espaço e a sua representação. Assim, foi efectuada uma pesquisa nas páginas da Internet - em bancos de imagens, museus on-line e bibliotecas virtuais - pois esta permite o acesso rápido ...
O estudo de caso tem vindo a ganhar popularidade crescente na investigação nacional em Tecnologia Educativa, como podemos verificar num levantamento alargado de publicações portuguesas neste domínio das Ciências da Educação. Muito embora constitua uma abordagem metodológica que se adapta bem a diversas situações de investigação em Tecnologia Educativa, podendo produzir conhecimento de grande valor e preciosos i...
A utilização da imagem no Programa de Treino da Percepção Visual que criámos e testámos tornou-se muito proveitosa (Dias e Chaves, 2000; Dias e Chaves, 2001), pois o recurso à imagem no treino das competências de Percepção Visual favorece a aquisição de informação e permite um melhor e mais organizado armazenamento da informação (Myers & Hammill, 1990), podendo dizer-se que qualquer captação da imagem pela noss...
Dada a superabundância de imagens que proliferam na sociedade contemporânea, na tecnocultura, a imagem emerge como veículo privilegiado do acto comunicacional, sendo também um dos aspectos mais polémicos da contemporeidade da vida sóciocultural, e tecnológica. Imagens que numa espécie de caleidoscópio confluem tanto no desejo, no sonho e na fantasia, como na construção do conhecimento. Assim, parece pertinente ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |