Document details

A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem

Author(s): Morais, Carlos cv logo 1 ; Miranda, Luísa cv logo 2 ; Almeida, Conceição cv logo 3 ; Dias, Paulo cv logo 4

Date: 2001

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/652

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU