Detalhes do Documento

Desafios à investigação em TIC na educação : as metodologias de desenvolvimento

Autor(es): Coutinho, Clara Pereira cv logo 1 ; Chaves, José Henrique cv logo 2

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/4277

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Investigação; Tecnologia Educativa


Descrição
A problemática da introdução e utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem constituiu, na década passada, o alvo privilegiado da investigação teórica e empírica desenvolvida na área da Tecnologia Educativa (TE) no nosso país a avaliar pelo volume de títulos publicados em revistas e actas de congressos nacionais e estrangeiros. Entretanto, nos circuitos internacionais, ao mesmo tempo que se questionava insistentemente a relevância social e científica da investigação desenvolvida no domínio da TE, surgiam propostas de abordagens metodológicas alternativas ao paradigma quantitativo/positivista até então dominante. É neste contexto que emerge a developmental research – que traduzimos por metodologias de desenvolvimento – família metodológica nascida na prática da investigação no domínio, cuja versão mais recente vimos aqui apresentar. Esperamos desta forma abrir novos horizontes aos investigadores nacionais preparando-os para enfrentarem os muitos desafios que lhes serão colocados nesta emergente “comunidade científica global” onde o conhecimento produzido é imediatamente discutido e avaliado.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia