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Condicionantes percepcionadas na entrada para a universidade : estudos com alun...

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Guisande, M. Adelina cv logo 2 ; Soares, Ana Paula cv logo 3 ; Saavedra, Luísa cv logo 4

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/4222

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Poster apresentado no Simpósio Internacional e Multidisciplinar "Transições ao longo da vida : família, escola, trabalho e saúde", Coimbra, Portugal, 5 - 6 Maio 2005. A transição para o Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios nos diferentes planos da sua existência. Neste contexto, e considerando a massificação e heterogeneização registada nos últimos anos no acesso e frequência do Ensino Superior em Portugal, interessa conhecer a “nova” composição social desta população, para que as instituições universitárias possam responder eficazmente às suas “novas” características e necessidades. O presente trabalho, inserido num projecto de investigação (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian), procura caracterizar as razões de escolha da Universidade do Minho, bem como as dificuldades antecipadas nesta transição educativa, nos alunos que ingressaram na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior na Universidade do Minho. Esta análise considera variáveis sócio-demográficas (género e habilitações literárias dos pais) e da trajectória escolar dos alunos (nota de ingresso e opção curso e estabelecimento de ensino de entrada na Universidade).
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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