Detalhes do Documento

O ensino de estatística no ensino básico e secundário : um estudo exploratório

Autor(es): Fernandes, José António cv logo 1 ; Sousa, Manuela Valentina cv logo 2 ; Ribeiro, Sónia Alexandra cv logo 3

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/4151

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Neste texto relata-se um estudo centrado no ensino de Estatística ao nível do ensino básico e secundário, em que participaram três professores. Especificamente, relativamente à estatística, procurou-se conhecer a formação, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores. Para tal, conduziram-se entrevistas semi-estruturadas a cada um deles individualmente. Em termos de resultados, verificou-se que a formação de dois dos professores era bastante limitada; no ensino todos eles salientaram o carácter prático, motivador e significativo do tema para os alunos, recorreram a manuais escolares, usaram novas tecnologias centradas no professor e valorizaram o trabalho de grupo; e, finalmente, diferentemente do ensino secundário, afirmaram não ter quaisquer dificuldades em ensinar o tema ao nível do 3.º ciclo.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia